Famalicão
Famalicão já se ornamenta para a Festa da Flor que acontece este fim de semana

O concerto de Carolina Deslandes, na noite de sábado, 10 de maio, e o desfile Batalha das Flores na tarde de domingo, 11 de maio, são dois dos destaques da Festa da Flor, que vai decorrer este fim-de-semana. A cidade já está a engalanar-se para se transformar num jardim, com milhares de flores a colorir o centro de Famalicão.
“A cidade veste-se de cor, de alegria, numa festa que tem a particularidade de envolver diversas associações e comerciantes, aliando a cultura e a tradição popular num evento feito pelas pessoas e para as pessoas”, assinala o presidente da Câmara, Mário Passos.
São três dias de festa com exposições, oficinas, desfiles, música, gastronomia e venda de flores, com a participação de cerca de quarenta coletividades culturais e empresas do ramo da floricultura do concelho que marcam presença no espaço dedicado ao comércio de flores e plantas, no topo norte da Praça D. Maria II (Praceta Cupertino de Miranda).
No total, contam-se mais de uma centena de instituições envolvidas nas diversas iniciativas que se vão realizar na cidade nestes três dias.
O evento tem também uma vasta programação cultural associada à Festa da Flor, com animação pelas ruas, exposição das ornamentações florais, oficinas de cerâmica artística, de pintura, bordado, artes decorativas, de terrários, flores de papel, teatro infantil e espetáculos musicais.
Destacam-se, na sexta-feira, concertinas pelas ruas da cidade (15h00 às 19h00), o concerto de Helena Fernandes (21h30) e do projeto ‘Chão de Estrelas’, que junta diversos artistas convidados e a participação instrumental da Banda Marcial de Arnoso Santa Maria e The Village Ensemble (22h30).
No sábado há Desfile de Fanfarras pelas ruas da cidade, numa organização dos Bombeiros Voluntários Famalicenses (15h00 às 17h00), concerto de Joaquim Carneiro e convidados (20h30) e de Maria Silva (21h30), que antecede o espetáculo de Carolina Deslandes (22h30).
A Batalha das Flores, na tarde de domingo, traz para as ruas da cidade cerca de três dezenas de associações com mais de 1200 pessoas envolvidas, que com os carros alegóricos, os trajes e adereços coloridos e muitas flores dão corpo a um desfile cheio de cor, alegria e animação pelas principais ruas do centro da cidade.
A festa encerra com um concerto da Banda de Famalicão na Praceta Cupertino de Miranda.

- Famalicãohá 6 dias
Igreja de Nine reabre este domingo depois de obras de requalificação
- Famalicãohá 5 dias
Agrupamento de Escolas D. Sancho I deu continuidade à celebração das Maias
- Sociedadehá 3 dias
Estado ainda não reconhece meio como instrumento essencial de proteção civil
- Famalicãohá 3 dias
Sandra Pimenta é a candidata do PAN à Câmara de Famalicão