Siga-nos nas redes

Famalicão

Concurso para nova ponte sobre o Ave avança este ano, assegura ministro

Publicado

em

O concurso para a construção da nova ponte sobre o Rio Ave, na Estrada Nacional (EN) 14, vai ser lançado este ano, com conclusão prevista para 2025. O anúncio foi feito pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, em resposta a uma intervenção do deputado famalicense do PS, Eduardo Oliveira, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2022.

O deputado socialista lembrou que a última fase da variante à EN 14, numa extensão de 3,5 quilómetros, contempla a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave e outras acessibilidades e quis saber quando é que a obra seria lançada no terreno, considerando que “esta última fase é essencial para que a população de Famalicão e os seus empresários possam dizer que são servidos pela variante à Nacional 14”.

Eduardo Oliveira questionou a tutela

Na resposta, Pedro Nuno Santos salientou a obra no troço Maia-Trofa, consignada no dia 31 de março deste ano, com conclusão prevista para janeiro de 2024, e adiantou que o concurso para a nova ponte sobre o Ave será lançado este ano e com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2025. “Um investimento muito importante, de 50 milhões de euros, para uma zona de grande atividade industrial e que precisava ter aquele bloqueio resolvido”, acrescentou.

De resto, o ministro destacou também “a atividade industrial tremenda” que existe entre o Porto e Braga, “uma região que precisa de investimentos” garantindo que o Governo “está a trabalhar nisso”.

Precisamente, na sua intervenção Eduardo Oliveira lembrou que EN 14, que liga os municípios do Porto, Maia, Trofa, Famalicão e Braga, “continua a ser uma via fundamental de distribuição do trânsito rodoviário” e saudou “a capacidade de realização do Governo e a sua atenção para a necessidade de uma resposta urgente traduzida na construção de uma via alternativa à EN14, entre a Maia, Trofa e Famalicão”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES