Siga-nos nas redes

Famalicão

Assembleia de Freguesia de Famalicão e Calendário debate a desagregação de freguesias 

Publicado

em

O processo de desagregação de freguesias vai ser o tema central de uma sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia (AF) de Famalicão e Calendário, agendada para a próxima segunda-feira, 16 de maio, pelas 21 horas, no auditório desta União de Freguesias.

A reunião da AF surge por solicitação dos membros do Partido Socialista, que pretendem, desta forma que “seja avaliada a possibilidade de desagregação das freguesias de Famalicão e Calendário, ou seja, a sua individualização como freguesias autónomas, bem como a reposição administrativa e geográfica anterior à aplicação da Reorganização Administrativa Territorial Autárquica”, conforme se lê em nota enviada à imprensa.

O PS entende que a chamada “Lei Relvas”, que em 2013, “criou, a régua e esquadro, com falsos e errados argumentos de poupança – como se demonstrou –, não reflete a vontade da maioria dos cidadãos, eleitores ou não, independentemente da sua simpatia partidária, que são, na generalidade, contra a reorganização efetuada”.

Por isso, decidiu que fosse agendada uma Assembleia de Freguesia destinada a debater esta questão, atendendo a que a janela de oportunidade aberta pela Lei nº 39/2021 permite essa discussão.

O PS entende ainda que se trata “de uma matéria de absoluta importância e relevo para o futuro” e, nesse sentido, apela a que o debate “se faça essencialmente na sociedade civil” e à participação massiva” de todos os famalicenses e calendarenses naquela Assembleia de Freguesia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES