Famalicão
Enfermeiros do CHMA vão ter avaliação de desempenho homologada
Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), que engloba os Hospitais de Famalicão e Santo Tirso devem ter a sua avaliação de desempenho homologada dentro de poucas semanas.
A garantia foi dada pela administração do CHMA a uma delegação do Sindicato dos Enfermeiros(SE) durante uma reunião realizada ontem, quinta-feira, em Santo Tirso. “É um sinal positivo e uma boa notícia que temos para dar aos nossos associados no Dia Internacional do Enfermeiro”, salienta o presidente do SE, Pedro Costa, em nota à imprensa.
A avaliação de desempenho e os efeitos que esta pode ter na progressão na carreira são uma reivindicação antiga do SE, não apenas nesta unidade hospitalar, mas para todos os enfermeiros portugueses. “É um sinal positivo e que deveria ser seguido por outras administrações, pois estamos a falar de um direito básico dos enfermeiros”, frisa Pedro Costa.
Da reunião resultou também a garantia do empenho da administração hospitalar no acompanhamento que está a ser efetuado aos profissionais de saúde desta instituição que em fevereiro passado foram agredidos no Serviço de Urgência do Hospital de Famalicão. “O Conselho de Administração tudo fez para que o processo fosse classificado como crime público e é nesse sentido que toda a investigação está a ser conduzida”, explica o presidente do SE.
Paralelamente, o CHMA tem vindo a apoiar de forma próxima estes profissionais de Saúde, “tendo-se inclusive disponibilizado para assumir todas as despesas decorrentes das agressões, tanto as realizadas como as futuras”. “Foi ainda dada a possibilidade de os enfermeiros e demais profissionais envolvidos nesta situação mudarem de serviço, ou até mesmo de instituição, algo que os próprios recusaram prontamente”, adianta Pedro Costa.
Para reforçar a segurança na instituição, e em particular nos serviços de Urgência, foram instalados botões de pânico, reforçada a videovigilância, contratados mais seguranças privados e verificou-se ainda um reforço do policiamento de proximidade da PSP, sobretudo nos períodos noturnos. “É uma postura que temos de elogiar, pois a administração não só assumiu os problemas, como tomou medidas efetivas para os resolver”, defende o responsável do Sindicato dos Enfermeiros.
Na reunião foi ainda reafirmado o apoio da administração à pretensão do SE de acabar com as diferenças entre Contratos de Trabalho em Funções Públicas e Contratos Individuais de Trabalho. “Foi afirmado pelos responsáveis da administração que a existência de duas tipologias de contrato, com benefícios e regras diferenciadas, não faz qualquer sentido nem representa ganhos para a instituição”, diz o dirigente sindical.
Com cerca de 450 enfermeiros nos quadros do Centro Hospitalar, que se divide entre as unidades de Santo Tirso e de Famalicão, o Conselho de Administração do CHMA está ainda empenhado “em regularizar a situação contratual dos 37 enfermeiros que se encontram a prestar serviço com contratos precários”, explica Pedro Costa, que elogia o empenho dos responsáveis hospitalares e “a sensibilidade para encontrar soluções para os principais problemas dos enfermeiros”.
- Famalicãohá 1 semana
PSD de Famalicão defende ampliação do Hospital
- Famalicãohá 1 semana
Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão com horário em época de exames
- Famalicãohá 1 semana
Acordo com a IP: Famalicão vai receber 4 milhões de euros por 36 km de estradas
- Sociedadehá 6 dias
CeNTI vai construir segundo edifício junto ao Parque da Devesa