Famalicão
Famalicão vai ter mais 350 vagas em lares e creches
O concelho de Famalicão vai ter, em breve, mais 350 vagas sociais nas áreas da infância, terceira idade e deficiência. Várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) famalicenses estão a desenvolver projetos para aumentar a sua capacidade de oferta, nomeadamente ao nível dos lares residenciais para idosos e das creches.
Esta quinta-feira, a Câmara de Famalicão aprovou um conjunto de apoios, no valor global de 280 mil euros, a atribuir a seis IPSS, precisamente para permitir a modernização da rede de equipamentos e o aumento da resposta social no território.
As instituição contempladas são o Centro Social da Paróquia de Joane (50 mil euros), Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este (40 mil euros), Mais Plural (50 mil euros), ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social (40 mil euros), Centro Social de Calendário (50 mil euros) e Sociaeloos – Associação Social de Fradelos (50 mil euros).
No caso do Centro Social da Paróquia de Joane, o apoio destina-se à comparticipação das despesas da obra de construção de de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) com capacidade para 40 utentes de lar, 60 utentes de serviço de apoio domiciliário e 20 utentes de centro de dia. No caso da Engenho, o apoio será canalizado para a ampliação e remodelação do edifício do Centro de Apoio Comunitário/Centro de Dia.
O apoio à Mais Plural para obras de ampliação e remodelação permitirá abrir 25 novos lugares na ERPI. No caso da ACIP, o apoio destina-se à construção do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão Casa do Pinheiral com capacidade para 30 jovens adultos com deficiência ou incapacidade.
Ao Centro Social de Calendário é atribuído um apoio com vista à ampliação da creche com 42 novos lugares. Já a IPSS de Fradelos vai também aumentar a sua resposta com a criação de 126 novos lugares: 39 na ERPI, 13 no centro de sia, 18 no serviço de apoio domiciliário e 56 novos lugares de creche.
“Os apoios que hoje aprovamos representam muito para estas IPSS, mas sobretudo para as famílias famalicenses que têm sentido dificuldades em encontrar algumas destas respostas”, afirmou o presidente da Câmara, Mário Passos, que garantiu a disponibilidade da autarquia em continuar a apoiar as instituições sociais do concelho nos seus projetos de crescimento e desenvolvimento.
- Famalicãohá 1 semana
3,7 milhões de luzes LED que vão iluminar Famalicão neste Natal
- Famalicãohá 2 dias
Governo apoia agricultores de Famalicão afetados pelos incêndios de setembro
- Famalicãohá 7 dias
Famalicenses convidados a realizar desejos das crianças carenciadas neste Natal
- Culturahá 1 dia
Professores da Artave e do CCM dão Concerto de Santa Cecília