Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão vai ter um polo do CENFIM a partir do próximo ano letivo

Publicado

em

Famalicão vai ter um polo do CENFIM – Centro de Formação Profissional de Indústria Metalúrgica e Metalomecânica que irá ministrar cursos de especialização tecnológica a alunos que queiram seguir esta área após o secundário.  

Este polo do CENFIM vai funcionar já a partir de setembro de 2021 no CIIES, em Vale S. Cosme, onde já estão instaladas instituições de ensino superior, como o IPCA e a Universidade do Minho, e pretende dar resposta às necessidades de mão de obra especializada sentidas pelas empresas do setor da Metalurgia e Metalomecânica.

Para isso, foi aprovada, na última reunião da Câmara de Famalicão, a celebração do protocolo de cooperação com o CENFIM para a criação desse polo em Famalicão e a respetiva cedência de instalações em S. Cosme.

Segundo explicou o vereador da Educação, Leonel Rocha, o polo de Famalicão vai funcionar em conjunto com a escola do CENFIM na Trofa. “Ai, já são ministrados os cursos profissionais de nível IV (12º ano) e o que se pretende agora é que, em Famalicão, sejam ministrados cursos de nível V, isto é, os cursos de especialização tecnológica pós-secundário”.

O responsável explicou ainda que o polo famalicense funcionará com as aulas teóricas no CIIES, quanto as aulas práticas serão ministradas na Trofa, “para não multiplicarmos espaços nem recursos”.

Com esta nova aposta, a Câmara Municipal pretende, por um lado, alargar a oferta aos alunos do ensino profissionais que queiram prosseguir a sua formação após o ensino secundário, e por outro, responder às dificuldades sentidas pelas empresas do setor em recrutar recursos humanos com formação especializada.   

Leonel Rocha lembra que “existe um setor da metalurgia e metalomecânica em forte desenvolvimento em Famalicão, com um crescente impacto regional, e que necessita de quadros intermédios, altamente especializados”. Refira-se que a criação este polo surge também no âmbito do Plano de Ação para a Metalurgia e Metalomecânica que um consorcio formado pela autarquia e por vários agentes do setor pretende levar a cabo no concelho no período 2021-2023.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos