Siga-nos nas redes

Famalicão

Cior abre laboratórios e oficinas às crianças para despertar interesse pelas tecnologias

Publicado

em

Alunos da turma do 3ª ano da escola Básica (BE) de Valdossos, Fradelos, participaram, no início desta semana, num workshop de eletrónica e instalações elétricas orientado por Pedro Veloso, diretor do curso de eletrónica, automação e comando da Escola Profissional Cior.

O grande objetivo desta iniciativa é despertar nas crianças o espírito de curiosidade e o interesse por questões ligadas à tecnologia, nas áreas da eletricidade, eletrónica e afins, tomando conhecimento de alguns componentes e conceitos básicos.

Neste contexto, os alunos produziram um equipamento eletrónico simples – um pisca-pisca em placa de circuito impresso, onde aprenderam a seguir um esquema eletrónico, soldar os componentes e utilizar ferramentas específicas de forma adequada.

“Ficámos surpreendidos com a capacidade de execução destes alunos tão novos, no que se refere ao jeito, interesse, cuidado e atitude demonstrados”, salientou Pedro Veloso.  

Cada aluno teve a oportunidade de levar para casa o produto do seu trabalho, sendo que esta ação contou com o apoio de sete alunos da turma EL27, do 10º ano da Cior.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito de um protocolo em vigor celebrado entre o Agrupamento de Escolas de Ribeirão e a Cior tendo em vista, entre outros aspetos, criar momentos de sensibilização e motivação das crianças para questões ligadas à experimentação, pesquisa e descoberta nas áreas técnica e tecnológicas.

A próxima sessão já está agendada para o dia 7 de junho, onde as crianças irão aprender brincando com inteligência artificial aplicada a drones.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES