Siga-nos nas redes

Famalicão

Casa de Delães é inaugurada a 6 de agosto

Publicado

em

A Casa de Delães vai ser inaugurada no dia 6 de agosto. Este é pelo menos a convicção do autarca local Francisco Gonçalves, que a avançou no programa da FamaTV, Lés a Lés.

Há um ano atrás, recorde-se, as obras sofreram um revés por causa de uma reclamação de um dos concorrentes e a obra não arrancou no prazo previsto. Ultrapassado esse atraso, a intervenção entrou agora nos acabamentos.

“A inauguração está prevista para um dia emblemático para a nossa comunidade, que é o dia do padroeiro da freguesia, Divino Salvador”, explica o presidente da Junta, que espera que a obra seja entregue até 15 de julho pelo empreiteiro, para, depois, se proceder à instalação dos serviços.

“Vai ser um dia histórico para Delães”, considera Francisco Gonçalves, recordando a morosidade deste processo, que já existe desde 2005.

A Casa de Delães está a nascer no antigo Centro de Saúde e vai dar resposta “à enorme dinâmica cultural, associativa e social da freguesia”.

O emblemático edifício que está localizado na área central da freguesia está a ser alvo de uma remodelação profunda, através de obras de adaptação e ampliação, preparando-se para acolher a junta de freguesia e o posto CTT no piso inferior e diversas salas para as associações e movimentos coletivos da freguesia, no piso superior.

“Este edifício é muito grande e tivemos que derrubar paredes para criar espaços com amplitude e servir melhor as associações e as suas atividades”. Apesar destas e doutras alterações foi mantida toda a traça original do edifício, para “preservar a sua identidade”.

Para além do movimento associativo, o segundo piso vai acolher uma biblioteca.

Numa segunda fase, que o autarca espera ver arrancar ainda este ano, vai ser construído, num terreno adjacente, um auditório com 268 lugares, que terá entrada pela Casa de Delães.

“Queríamos muito apresentar a abertura do procedimento concursal ainda antes da inauguração deste edifício, para que a obra tenha continuidade”, diz o autarca, que considera a sua construção igualmente importante “dada a forte atividade cultural existente na freguesia”.

Assim, no próximo ano Francisco Gonçalves espera poder inaugurar o auditório.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos