Famalicão
CDU reclama “debate sério” sobre instalação de videovigilância

A CDU- Coligação Democrática Unitária reclama “uma atenção cuidada e um debate sério e objetivo” à instalação de videovigilância nas ruas de Famalicão, Braga e Guimarães.
Recentemente, o autarca de Guimarães revelou, no final de uma reunião do seu executivo, que aqueles três municípios pretendem instalar nos seus territórios sistemas de videovigilância. O mesmo já tinha sido afirmado pelo edil de Famalicão, Mário Passos, á comunicação social, aquando da visita do ministro da Administração Interna ao concelho, a propósito da assinatura do acordo para as obras na esquadra da PSP.
A CDU entende que uma matéria, como a segurança pública, “não pode ser utilizada com objetivos de afirmação política, com o agigantamento de casos isolados e a instrumentalização da perceção de insegurança que possa existir”.
Em comunicado, a coligação de esquerda lembra que os presidentes de Câmara de Braga, Guimarães e Famalicão já fizeram “diversos anúncios sobre esta matéria, mas tão-pouco houve ainda discussão em sede de reuniões dos executivos e assembleias municipais”.
Por outro lado, diz que não é conhecido qualquer estudo que fundamente esta opção, nomeadamente sobre benefícios e malefícios e sobre a sua real eficácia.
Para a CDU, a segurança pública implica uma “visão integrada das comunidades”, com “o reforço do policiamento de proximidade, dos serviços públicos e do apoio social às populações”. Por isso, entende ser mais premente debater e avaliar “o reforço que se impõe concretizar dos meios materiais e humanos que PSP e GNR têm ao dispor”.
Nesse sentido, a CDU adianta que os seus eleitos nestes municípios vão realizar consultas a diversas entidades e às forças de segurança e reclamar esclarecimentos aos presidentes das câmaras municipais.

- Culturahá 3 dias
Fundação Cupertino de Miranda expõe obras de Paula Rego
- Famalicãohá 3 dias
Ministro da Educação inaugurou Centros Tecnológicos Especializados da Cior e da Camilo
- Famalicãohá 2 dias
Caso Matriz: Tribunal da Relação condena jovem que tinha sido absolvido
- Famalicãohá 1 semana
Antas e Abade Vermoim abre Loja Social para apoiar famílias carenciadas