Siga o OP nas redes

Famalicão

Armário Circular para ajudar o ambiente instalado na Praça Mercado de Famalicão

Publicado

em

No Dia Mundial do Ambiente, que se assinala n próximo sábado, 5 de Junho, a Praça – Mercado Municipal de Famalicão vai passar a disponibilizar a todos os seus clientes e visitantes o Armário Circular. Trata-se de um móvel recuperado, proveniente do Banco de Móveis Municipal, que servirá de ponto de entrega e recolha de embalagens para reutilização.

Através do Armário Circular podem ser recolhidos e depositados pelos consumidores materiais para serem reutilizados, nomeadamente sacos de compras, frascos, caixas, embalagens, caixas de ovos, entre outros.

Todos os materiais entregues serão devidamente desinfetados para posterior reutilização, sendo disponibilizados gratuitamente. O objetivo principal é sensibilizar a comunidade para a reutilização de embalagens e para a redução no consumo do plástico, valorizando a sua reutilização.

A iniciativa insere-se na ação Zero Waste Market do projeto Urbact – Cidade dos Recursos que será implementada pela Praça-Mercado Municipal através da execução de um conjunto de boas práticas de gestão dos resíduos produzidos no mercado municipal.

O conceito “Zero Waste” tem por base o conceito de que cada resíduo é um recurso e, portanto, pode ter uma “segunda vida” através da desmaterialização, reutilização e reciclagem e baseia-se na promoção e valorização de um consumo moderado, realista e ambientalmente sustentável. Assim sendo, a economia circular procura extrair valor económico e utilidade dos materiais, equipamentos e bens, pelo maior tempo possível, em ciclos que utilizem fontes renováveis de energia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES