Famalicão
Famalicão promove conferência digital sobre o acesso dos cidadãos aos aquivos
O município de Famalicão vai assinalar, entre 7 e 11 de junho de 2021, a “Semana Internacional de Arquivos #IAW2021”. No dia 9, quarta-feira, pelas 18h00, irá decorrer um webinnar dedicado ao tema “O cidadão consome e produz informação: os Arquivos cá estão!”, que destaca o princípio fundamental de que o cidadão tem o direito de acesso aos arquivos de órgãos públicos e os arquivos têm que gerir e preservar a informação.
Com Luísa Alvim (Arquivo Municipal) e Pedro Ferreira (Arquivos da Rede de Museus), a iniciativa destina-se ao público em geral. A sessão será via plataforma Zoom, as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias até 7 de junho através do email isabelferreira@famalicao.pt. Os interessados em receber um certificado de presença terão de solicitar. A sessão será transmitida em direto no facebook da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Refira-se que o Arquivo Municipal Alberto Sampaio é um serviço do município de Famalicão que se ocupa do arquivamento, gestão e preservação dos documentos que o município produz e recebe no âmbito das suas funções. A Rede de Museus de Famalicão é constituída por doze unidades museológicas e possui, também, acervos arquivísticos em várias unidades.
A Semana Internacional dos Arquivos tem como tema deste ano “capacitar os arquivos”. Este tema pretende sublinhar a relevância dos mesmos, bem como a importância do tratamento e da preservação dos registos da atividade das instituições, atividades essenciais para garantir a transparência e democracia.
O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do ICA – International Council of Archives, em novembro de 2007. Esta data foi escolhida por ter sido a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou este Conselho.
- Famalicãohá 1 semana
Lions de Famalicão assinala Dia Mundial da Diabetes
- Famalicãohá 4 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 13 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão