Siga-nos nas redes

Famalicão

Estão aí as Antoninas: Famalicão está em festa até 13 de junho

Publicado

em

Começam hoje em Vila Nova de Famalicão aquelas que têm sido apelidadas como as maiores Festas Antoninas de sempre.

Xutos e Pontapés, o brasileiro Maninho e o rapper português T-Rex são alguns dos nomes que animam o cartaz das maiores festas do concelho famalicense, que prometem fazer justiça à recente classificação como Património Cultural Imaterial de Portugal.

São quase quarenta atividades, distribuídas por sete dias intensos de festa. Sete dias abençoados pelo padroeiro Santo António, com inúmeras propostas para todos os gostos e idades a pensar nos famalicenses, mas também nos muitos milhares de pessoas que visitam a cidade por esta altura.

Com diversos concertos e atividades, como sempre, o ponto alto das Antoninas de Famalicão está marcado para a noite do dia 12 de junho, véspera de feriado municipal, com a noite das Marchas Antoninas, que têm ganho qualidade de ano para ano.

No dia 13, dia de Santo António, é dado destaque à vertente religiosa das Festas, com a procissão em honra de Santo António a percorrer as principais ruas da cidade. Antes disso, pela manhã, realiza-se a Missa e a distribuição do Pão, cumprindo-se uma tradição secular.

Recorde-se que as Festas Antoninas de Famalicão foram recentemente inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), em resultado de um processo iniciado em 2015 com a adesão do Município de Vila Nova de Famalicão ao projeto regional ‘Romarias do Minho’, lançado pela Associação de Festas de São João de Braga, que reuniu mais de duas dezenas de municípios do Minho, com o intuito de garantir a autenticidade e tipicidade das festas populares desta região.

O programa completo da edição deste ano das Festas Antoninas está em www.famalicao.pt.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos