Famalicão
Balcão Único do Prédio vai chegar às freguesias do concelho
O Balcão Único do Prédio (BUPi) vai andar em itinerância pelas freguesias do concelho de Famalicão, a partir do dia 29 de junho, num processo que visa potenciar o mapeamento do território e exponenciar o registo de representações gráficas georreferenciadas (RGG), afetas a terrenos rústicos ou mistos, na plataforma do BUPi. A sessão de esclarecimento desta modalidade do serviço, dirigida, principalmente, aos executivos das 34 juntas defFreguesia famalicenses, aconteceu na passada segunda-feira, dia 6, na Casa do Território, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
“O vosso papel é vital para chegarmos ao maior número de proprietários e proprietárias”, realçou o edil, num entendimento da importância das juntas, bem como paróquias, associações e cooperativas locais, como veículo de divulgação do serviço junto da população residente e não residente, com propriedades localizadas no concelho.
A equipa do BUPi móvel, constituída por técnicos da empresa LRB, que trabalham em sintonia com os técnicos municipais, vão percorrer uma freguesia ou união de freguesias por semana, começando com a apresentação pública do serviço à população local às quartas-feiras, em horário a definir com a respetiva Junta, seguido dos atendimentos, sujeitos a marcação prévia, que acontecem à quinta e sexta-feira.
”Para além de resultar num mapeamento rigoroso do nosso território, o cadastro no BUPi, que é gratuito, surge como um mecanismo que salvaguarda os direitos de propriedade, sendo benéfico não só para os proprietários que fazem o cadastro na plataforma, como também para a própria agilidade da gestão municipal” destacou Mário Passos.
Refira-se que o registo de propriedades no BUPi não tem custos associados até 2023 e pode ser feito no balcão do BUPi localizado na Loja de Cidadão de Famalicão, sito na rua António Carvalho Faria, bem como via online, através do site https://ebupi.justica.gov.pt/. A estas modalidades junta-se, a partir do dia 29 de junho, o BUPi móvel que inicia a sua itinerância na freguesia de Fradelos.
- Famalicãohá 1 semana
Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas em Famalicão
- Famalicãohá 3 dias
Chega de Famalicão promove debate sobre cultura Woke
- Culturahá 6 dias
Mário Cesariny Encontros regressam a 22 e 23 de novembro com Mário Laginha e Pedro Lamares
- Famalicãohá 3 dias
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia