Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão homenageia14 personalidades e 20 instituições no Dia da Cidade

Publicado

em

O Município Famalicão vai distinguir 34 personalidades e instituições no próximo dia 9 de julho, dia em que celebra o seu 38º aniversário de elevação à categoria de cidade.

A diretora do Parque de Serralves, a famalicense Helena Freitas, e a neurocientista Ana João Rodrigues são as homenageadas das duas novas categorias inseridas este ano no regulamento da atribuição dos galardões municipais – Mérito Municipal Ambiental e Mérito Municipal de Ciência.

A proposta de homenagem pública a 14 personalidades e a 20 instituições que e destacam nas mais diversas áreas de ação na comunidade foi aprovada esta quinta-feira, na reunião do executivo camarário.

A atribuição dos galardões municipais será realizada em sessão solene pública comemorativa do Dia da Cidade, a realizar no dia 9 de julho (domingo), pelas 11h00, na Casa das Artes, com transmissão em direto nas várias plataformas do município.

O grande destaque vai para a atribuição da Medalha de Honra do Município ao mestre Alexandre Carvalho. Com uma vida ligada às Artes Marciais, construiu Famalicão a Associação e Federação Alex-Ryu-Jitsu que já formou milhares de crianças e jovens e já deu ao concelho umas largas centenas de medalhas, entre ouro, prata e bronze, conquistadas em campeonatos nacionais e internacionais de artes marciais.

Já a Medalha de Mérito Municipal de Benemerência vai ser atribuída ao Rotary Club de Famalicão, à Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Lousado, à Cruz Vermelha de Ribeirão e ao enfermeiro do CHMA José Luís Ribeiro.

AMedalha de Mérito Municipal Desportivoserá entregue aoTénis Clube de Famalicão, à Amitorre Associação de Solidariedade Social Monte Alvar e aos dirigentes desportivos Joaquim Alberto Azevedo (União Desportiva Bairrense), Laurentino Gomes Ferreira (G. D. Cavalões) e Carlos Alberto Cruz (Clube Desportivo Lousado).

Recebem a Medalha de Mérito Municipal Económico a Sociedade Industrial do Louro, a Ourivesaria Carvalho, a Telhabel Construções, a Drogaria Central do Louro, Manuel Faria Pinheiro da Silva, Luís Manuel Machado Macedo e Manuel Santana Vilela.

A Medalha de Mérito Municipal Culturalserá entregue a João Charters de Almeida, autor dos icónicos painéis de azulejos que revestem a Fundação Cupertino de Miranda, ao jornalista José Clemente, ao fadista José Marão (a título póstumo), ao artista Santiago Belacqua e aos Agrupamentos de Avidos, Carreira, Delães, Joane, Landim, Mogege, São Pedro de Bairro, São Pedro de Esmeriz, Vale São Cosme, Vale São Martinho e Vermoim da Fraternidade Nuno Alvares.

Após a sessão solene, o Dia da Cidadecontinuará a ser celebrado da parte da tarde, com a inauguração a partir das 16h30, nos jardins dos Paços do Concelho, da instalação artística “Fio Condutor”, da autoria de Madalena Martins e que realça a força do setor têxtil no concelho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos