Famalicão
Oliveira S. Mateus: alunos terminam ano letivo com colónia de férias em Vila do Conde
Esta semana, os alunos finalistas na Escola Básica (EB) de Oliveira S. Mateus estão a participar numa colónia balnear em Vila do Conde, numa iniciativa proporcionada pela Fundação Narciso Ferreira, de Riba d’Ave.
Os alunos e seus acompanhantes estão alojados na Pousada da Juventude daquela cidade e têm agenda preenchida. Todas a manhãs são passadas na praia, com brincadeiras, desportos náuticos e uma oficina sobre “Animais e plantas do nosso litoral”, promovida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.
As tardes são mais culturais: visita à biblioteca municipal para um workshop de Artes Plásticas e uma hora do conto, ida ao Centro de Ciência Viva para um laboratório intitulado “Mar é vida”, uma visita guiada à Nau Quinhentista e uma Tertúlia denominada “Vida e obra de Narciso Ferreira”.
Já as noites são de passeios na marginal com direito a brincar no parque, fotos ao pôr do sol, de leitura e de jogos de tabuleiro.
Os alunos colaboraram na elaboração da planificação das atividades.
Para o penúltimo dia está reservada a Festa dos Finalistas. Os familiares dos alunos serão convidados a participar no lanche convívio na praia e assistir à troca de mensagens e dedicatórias que foram sendo preparadas ao longo do 3º período.
Para a professora Ana Paula Correia, esta atividade será extremamente importante porque para além da componente lúdica e didática, os alunos vão desenvolver a sua autonomia pessoal e social. Também curioso é o facto de “os alunos não poderão levar telemóveis e só usarão os brinquedos que foram feitos por eles no decorrer das aulas, mais concretamente os jogos de tabuleiro”, contou a docente.
A Fundação Narciso Ferreira pretende fazer renascer a sua componente social retomando uma antiga tradição e esta colónia será o primeiro passo para o grande objetivo: dinamizar colónias balneares nas suas freguesias de atuação: Riba de Ave, S. Mateus e Pedome.
- Cultura4 dias ago
Mário Cesariny Encontros regressam a 22 e 23 de novembro com Mário Laginha e Pedro Lamares
- Famalicão1 dia ago
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia
- Cultura1 semana ago
Cineclube exibe “Terra Queimada” na Casa das Artes
- Famalicão3 dias ago
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento