Famalicão
Gondifelos inaugura restauro de órgão histórico da igreja paroquial
No próximo dia 11 de julho pelas 15 horas, decorrerá na Igreja Paroquial de Gondifelos a Inauguração do órgão histórico, com uma missa presidida pelo arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga, seguida um concerto com órgão e canto, pelo organista de Lisboa, Daniel Oliveira, e pela a soprano suíça, Nathalie D`Ornano.
O restauro deste órgão, construído pelo organeiro, Augusto Joaquim Claro por volta de 1904/5, teve o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Gondifelos.
Tendo tido o apoio ao restauro da Câmara Municipal de Famalicão e da Junta de Freguesia.
Augusto Joaquim Claro, nasceu em Penalva do Castelo, 1865, e estabeleceu-se em Braga por volta de de 1885. Foi bastante influenciado pela organaria romântica europeia, tendo construído e remodelado inúmeros órgãos em Portugal.
O restauro do órgão de Gondifelos foi efetuado pela empresa JMS Organaria, com sede em Sequeirô, Santo Tirso, que devido á o à notoriedade e relevância do seu construtor, aconselhou que aquele instrumento fosse submetido “a um profundo restauro geral, conservando o seu devido funcionamento e a essência da sua memória”, refere a própria organeira, em nota de imprensa.
Refira-se que a JMS Organaria já restaurou três órgãos no concelho de Famalicão, concretamente em Ribeirão, Telhado e Gondifelos.
- Famalicãohá 2 dias
Famalicão volta a ser distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI
- Famalicãohá 1 semana
Nova esquadra da PSP vai permitir “polícias mais motivados e aumento da segurança”
- Culturahá 6 dias
Festival BINNAR traz várias formas de artes a Famalicão
- Desportohá 2 dias
Badminton: irmãs Gonçalves revalidam o título de Campeãs Nacionais