Siga-nos nas redes

Famalicão

Alerta amarelo para Famalicão por causa do calor

Publicado

em

De acordo com o Plano de Contingência Saúde Sazonal, o concelho de Famalicão está, a partir de amanhã e até 10 de julho, emalerta amarelo.

Por causa da onda de calor, a Unidade de Saúde Pública ACeS Ave Famalicão alerta para as medidas para fazer face aos efeitos do calor, em especial para doentes crónicos, grávidas, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Para enfrentar o calor intenso previsto, a Direção Geral de Saúde (DGS) recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, mesmo quando não de tenha sede, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Na recomendação publicada no seu ‘site’, a DGS aconselha a população a fazer refeições frias e leves e comer “mais vezes ao dia” e a utilizar roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol.

Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00, manter-se em ambientes frescos arejados, pelo menos duas a três horas por dia, utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e evitar atividades que exijam “grandes esforços físicos”, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior, são outros conselhos da autoridade de saúde.

Para quem trabalha no exterior, é recomendado que se hidratem frequentemente e se protejam com roupa larga e chapéu e apela para que trabalhem acompanhados, porque em situações de calor extremo poderão ficar confusos ou perder a consciência.

Já para quem tem de viajar de carro, o conselho é escolher as horas de menor calor e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol. A DGS apela ainda para quem tem familiares idosos ou conheçam pessoas que vivam isoladas para as contactar e assegurar a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado.

SINAIS DE ALERTA   

Modificação do comportamento habitual, grande fraqueza e/ou fadiga, dificuldade recente em se mobilizar, tonturas, vertigens, perturbações da consciência, convulsões, náuseas, vómitos, diarreia, cãibras musculares, temperatura corporal elevada, sede e dores de cabeça.

Caso tenha dúvidas ou precise de esclarecimentos adicionais, contacte o Médico de Família ou o Serviço Saúde 24 (Tel. 808 24 24 24).

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos