Famalicão
Famalicão distingue enfermeira paraquedista no Dia da Cidade

A entrega dos Galardões Municipais é um dos momentos que marca a cerimónia comemorativa do Dia da Cidade, que vai decorrer esta quarta-feira, dia 9 de julho.. Este ano, a distinção mais alta, a Medalha de Honra do Município, vai ser atribuída à famalicense Rosa Serra que foi uma das enfermeiras paraquedistas portuguesas que integraram o primeiro corpo de militares femininas nas Forças Armadas, em 1968, e que serviram durante a Guerra do Ultramar.
Entre 1969 e 1973, Rosa Serra esteve na Guiné, em Angola e em Moçambique, prestando cuidados de saúde em zonas de combate. A valentia e coragem desta famalicense, nascida em 1946, já lhe valeram dois louvores militares e agora a atribuição do mais alto galardão da Câmara de Famalicão.
“Foi um exemplo de coragem pelo papel que desempenhou no período de guerra no socorro aos feridos em combate”, enaltece o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, acrescentando que Rosa Serra é também “um exemplo de quanto os famalicenses fazem para ajudar os outros” e que “a vertente da solidariedade está muito retratada neste percurso da sua vida”.
Além desta enfermeira paraquedista, a lista dos homenageados é composta por 50 individualidades e instituições famalicenses que se destacaram nas mais diversas áreas de ação na comunidade.
É o caso da atribuição da Medalha de Mérito Municipal Autárquico aos autarcas presidentes das juntas de freguesia que agora terminam o seu mandato autárquico e de um conjunto de cidadãos que desempenharam funções ao serviço da causa pública.
A autarquia vai ainda homenagear com a Medalha de Mérito Municipal de Benemerência a Associação Gerações e com a Medalha de Mérito Municipal Cultural diversas instituições e personalidades, entre as quais Carlos Gomes, fundador da Arteduca; o escritor Jorge Reis-Sá, ou o antigo diretor da Casa de Camilo, José Manuel Oliveira.
A Medalha de Mérito Municipal de Ciência será entregue ao primeiro-tenente Pedro Castro Fernandes, em reconhecimento pelo desenvolvimento tecnológico com aplicação operacional no domínio marítimo.
Na sessão solene do Dia da Cidade, que vai decorrer na Casa das Artes, a partir das 18h00, serão ainda entregues medalhas de Mérito Municipal Desportivo e de Mérito Municipal Económico.
O Dia da Cidade será ainda marcado pela inauguração da Vila, a futura residência de estudantes de Famalicão, pelas 10h00, e pela realização do Sarau/Piquenique Sénior, a partir das 10h30, no Parque de Sinçães, com a participação e animação de mais de 800 seniores que integram as atividades do programa municipal “Mais e Melhores anos”.

- Famalicãohá 7 dias
Autárquicas: Eduardo Oliveira promete medidas para aumentar vagas nas creches
- Famalicãohá 6 dias
Famalicão inaugura residência estudantil para facilitar alojamento e dar mais vida à cidade
- Famalicãohá 6 dias
PAN de Famalicão promove conversa sobre ambiente e comunidade
- Famalicãohá 5 dias
Orçamento de quase meio milhão traz Quim Barreiros, D.A.M.A. e Dillaz à Feira de Artesanato