Siga o OP nas redes

Famalicão

Autarcas de Famalicão e Póvoa de Varzim inauguram Via Ciclo Pedonal no próximo sábado

Publicado

em

A Via Ciclo Pedonal entre os municípios de Famalicão e Póvoa de Varzim é inaugurada no próximo sábado, dia 10 de julho, pelos respetivos presidentes das Câmaras Municipais.

Paulo Cunha e Aires Pereira começam por descerrar uma placa alusiva à abertura da infraestrutura junto ao início da ciclovia em cada concelho e encontram-se, depois de percorrerem cada um a sua extensão, pelas 10h00, no ponto do percurso que marca a fronteira entre os dois territórios, na passagem de Gondifelos para Balasar.

Construída no antigo ramal ferroviário que liga as duas cidades, numa extensão total de 27 quilómetros, a obra teve um custo total custo de 4 333 644,27 de euros e beneficiou de um cofinanciamento FEDER no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 no valor de 3 683 598,63 de euros.

A nova infraestrutura oferece condições de excelência para a mobilidade sustentável, mas também para a prática desportiva ou simplesmente para lazer. O antigo trajeto dos comboios, que encerrou em 1995, deu lugar às pessoas que a pé ou de bicicleta podem desfrutar de um percurso com rio, árvores, campos, passadiços, hortas e animais.

A Via Ciclo Pedonal posiciona-se, assim, como um novo eixo de mobilidade que permite às pessoas substituírem as estradas e o automóvel. Tem iluminação pública em toda a sua extensão e está pavimentada com asfalto e pintura a distinguir os espaços para peões e bicicletas. A largura é de 3,30 metros e existe sinalética vertical e horizontal intensa e diversa.

O mesmo perfil, desenho, largura e equipamentos da via é resultado do trabalho de cooperação técnica entre os dois municípios. Cada Município promoveu a execução da empreitada no seu concelho, tendo por base de partida o mesmo projeto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES