Famalicão
Associação de Integração Multicultural celebrou cinco anos a promover inclusão e diversidade

A Associação de Integração Multicultural (AIM) de Famalicão celebrou, no passado dia 30 de junho, o seu quinto aniversário, com uma sessão e um um convívio, que juntou na Estação Rodoviária, onde se localiza a sua sede, dezenas de associados, membros dos órgãos sociais e convidados, entre os quais o vereador do Associativismo, Desporto e da Cultura da Câmara de Famalicão, Pedro Oliveira, e com representantes locais dos partidos PSD, Chega, PS, IL e PAN.
Coube a Benício Cardoso, um dos sócios-fundadores, cidadão natural de Cabo Verde, radicado em Famalicão há cerca de meio século, desde sempre muito ativo no movimento associativo e cívico da cidade, explicar o que motivou a criação da AIM em Famalicão, tendo referido que a sua fundação foi saudada pela autarquia famalicense, numa altura em que o número de cidadãos de várias nacionalidades que chegava a Famalicão era cada vez maior e precisava de ajuda.
Já a presidente da Direção, Taciana Flores, deu a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido pela associação, nomeadamente no apoio aos cidadãos que procuram o município de Famalicão ou a região para trabalhar e residir, trabalho que, nas palavras do vereador Pedro Oliveira, “merece o reconhecimento da autarquia”.
O autarca assegurou ainda que, em conjunto, Câmara e associação tudo farão para que os migrantes sejam bem acolhidos e integrados na comunidade famalicense, no respeito pela legislação em vigor e pelos direitos humanos, por forma a garantir segurança e dignidade.
De resto, todos os representantes partidários elogiaram o trabalho da associação e disponibilizaram-se para ouvir as suas preocupações.
O evento, que contou com a participação de cidadãos de 21 nacionalidades, contou com música, na voz dos cantores Vinícius Azevedo e Eliene Nunes, do Brasil, e de Young Joe, da Nigéria.
Ainda integrado nas comemorações do 5º aniversário da AIM, as quais decorrerão até ao final do ano, realizou-se no dia 5 de julho, no recinto da União Desportiva de Calendário, um encontro de futebol entre uma equipa de colaboradores do Município de Famalicão e outra da Associação de Integração Multicultural.
O resultado foi um empate a três bolas, o que no entender da AIM “espelha bem que o que interessava era demonstrar que é possível a convivência e amizade entre pessoas de nacionalidades e culturas bem diversas”.
Entretanto, as líderes locais do PAN, Sandra Pimenta e Catarina Rocha, reuniram no passado dia 7 de julho, com dirigentes da AIM, ouviram as suas preocupações e prometeram dar o seu contributo e apresentar propostas.
A associação informa, entretanto, que outros encontros são programados até dia 15 de julho com outros partidos na sede da associação.

- Famalicãohá 1 semana
Autárquicas: candidato da CDU preocupado com futuro da Casa Abrigo das Lameiras
- Famalicãohá 2 dias
CDU defende maior valorização do comércio em reunião com a ACIF
- Famalicãohá 1 semana
Ribeirão inaugurou novas instalações da sede da Junta em dia de aniversário
- Famalicãohá 9 horas
Chega acredita na eleição para a Câmara e apresenta segurança e proteção civil como bandeiras