Famalicão
30 dos melhores chefes de cozinha nacional em Famalicão

A Praça – Mercado de Famalicão recebe no próximo fim de semana, 19 e 20 de julho, o festival de street food “Arrebita”, que trará à cidade 30 chefes de cozinha de todo o país para apresentar pratos da cozinha tradicional à cozinha criativa, passando pela sustentabilidade e resgate de receitas esquecidas.
A iniciativa insere-se no programa de animação “Há Verão na Praça”, que promove até ao final de setembro diversas atividades no espaço do Mercado Municipal.
Ceviche de atum e lucioperca à portuguesa com maçã de Alcobaça e Camarinha frita, Durum de borrego de pasto na brasa, piso alentejano, agrião e pickles caseiros, Bola de Berlim com linguiça… e recheio de camarão são alguns dos exemplos do que vai ser servido nesta iniciativa promovida pelo Município de Famalicão em parceria com a Amuse Bouche.
Segundo a autarquia, o “Arrebita é uma ideia que procura levar os chefes de cozinha de todo o lado a todo o lado, dar palco ao território, provocar encontros e discussão sobre produtos e comida, que se dá a provar ao grande público”.
O festival vai também envolver produtores locais e terá animação permanente ao longo dos dois dias, com música e dj’s. A entrada é livre e os pratos serão servidos a 7,50 euros.
“Há muito que queríamos ir para o Norte, Famalicão abriu-nos as portas, não podíamos estar mais contentes”, salienta Ana Músico, co-fundadora do Arrebita Portugal, promotora da iniciativa.
Este festival gastronómico venceu o Grande Prémio de Gastronomia da Academia Portuguesa de Gastronomia, em 2021, e foi o projeto convidado na Organização Mundial de Turismo como” case study” de impacto positivo na fomentação do turismo gastronómico sustentável.

- Famalicãohá 6 dias
Nine vai propor elevação da freguesia a vila
- Famalicãohá 6 dias
Bombeiros de Riba d’Ave celebram 75 anos com lançamento de ampliação do quartel
- Famalicãohá 5 dias
Autárquicas: Eduardo Oliveira promete medidas para aumentar vagas nas creches
- Famalicãohá 5 dias
Famalicão inaugura residência estudantil para facilitar alojamento e dar mais vida à cidade