Siga-nos nas redes

Famalicão

Agrupamento de Escolas Camilo e parceiros terminam mobilidade do projeto Erasmus em Portugal

Publicado

em

Iniciado em 2019, o projeto Erasmus+ “More Participatory Democracy, More Active Citizenship”, uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), como escola coordenadora, e as escolas Siauliu Juliaus Janonio gimnazija, de Siauliai – Lituânia, e o Instituto Urbi de Basauri – Espanha, teve a sua mobilidade final em Portugal, depois de ter desenvolvido um conjunto de atividades no Parlamento Europeu em Bruxelas e Estrasburgo, na Lituânia e no País Basco. 

De acordo com o comunicado enviado à redação pela escola famalicense, este projeto partiu de pressupostos pedagógicos partilhados e de objetivos estratégicos comuns aos respetivos projetos educativos: “a participação democrática é um dos mais po-derosos meios de transformação pessoal e social, promotor da inclusão; a escola é o primeiro espaço cívico de participação para o jovem”.

O projeto teve, precisamente, como objetivos fomentar a participação e a democratização da gestão escolar diária, estimulando o protagonismo dos alunos, cooperar em rede com par-ceiros europeus, reforçar nos participantes um sentimento de identidade europeia e esclarecê-los quanto ao valor da civilização europeia. Por outro lado, preparar os participantes para a participação no desenvolvimento social e económico da Comunidade, do País e da União Europeia foi outro dos objetivos.

Nesta última mobilidade, os participantes aprenderam sobre a história e património de Vila Nova de Famalicão, da região Norte e de Portugal, com visitas guiadas a Famalicão, Porto, Braga e Guimarães. Realizaram ainda visitas relacionadas com a temática específica do projeto, nomeadamente ao Museu da Presidência da República e aos espaços ligados à revolução do 25 de Abril, como o Quartel do Carmo. 

Divididos em equipas transnacionais, os jovens ainda debateram e apresentaram propostas concretas para promover a participação política dos jovens e dos cidadãos, em geral, na escola, no ambiente local, no país, na Europa, no mundo, para enviar aos decisores políticos de cada país nos vários níveis apresentados. Por fim, houve a fusão de todas as propostas e a criação de um Projeto de Recomendação que foi enviado aos decisores políticos dos três países envolvidos.   “Este projeto teve um impacto profundo nas escolas, como a criação do Clube Europeu e da Equipa de Internacionalização na escola espanhola, a parto e o aumento claro da consciência cidadã dos jovens, que se envolveram mais ativamente nas estruturas de gestão democrática das escolas”, conclui a mesma nota do AECCB.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos