Siga o OP nas redes

Famalicão

322 jovens participaram nos “Tempos de Aventura 2021” da PASEC

Publicado

em

Formação, capacitação e “coworking”, foram estes os principais objetivos do Campo Escola de Educação Não Formal “Tempos de Aventura 2021” promovido pela PASEC. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o município de Famalicão, com os agrupamentos de escolas do concelho e com vários parceiros internacionais, albergou 322 jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 23 anos.

Os “Tempos de Aventura 2021” tiveram lugar entre 1 e 17 de julho e, devido às condições impostas pela Covid-19, os participantes formam divididos por equipas de trabalho e polos de intervenção.

Em comunicado às redações, a PASEC explica que através de abordagens de trabalho cooperativo, os vários grupos de trabalho juvenis foram levados a desenhar projetos de intervenção comunitária alicerçados em quatro pilares. Em primeiro lugar, tinham por objetivo identificar as fontes e raízes dos grandes problemas das suas comunidades, nomeadamente aqueles que os afetavam diretamente, bem como identificar de que forma é que as suas qualidades. Posteriormente, os jovens fundiram os diagnósticos que formularam, os poderes que identificaram em si próprios e desenharam pequenos planos de ação, que culminaram na apresentação das ações que idealizaram.

Os temas deste ano direcionaram-se ao desenvolvimento sustentável, a resposta Pós-Pandemia e a cidadania global e houve tempo para atividades de natureza, desportos radicais e dinâmicas de interação com a comunidade.

Os jovens participantes tiveram ainda “a hipótese de experimentar momentos de artes performativas como forma de reflexão, explorar

paisagens desconhecidas no Parque Nacional da Peneda Gerês, conhecer diversas associações culturais e experimentar momentos de meditação e simbologia grupal”, refere a mesma nota.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES