Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão tem quatro Eco-Freguesias

Publicado

em

Lousado, Castelões e as Uniões de Freguesia de Famalicão e Calendário e de Seide receberam, no passado dia 13 de julho, a distinção de Eco-Freguesia XXI.

A entrega do galardão bienal, simbolizado pela Bandeira Verde, decorreu em Miranda do Corvo, numa cerimónia que contou com a presença do vereador do Ambiente da Câmara de Famalicão, Hélder Pereira, e dos autarcas locais distinguidos.

Divulgar e distinguir as freguesias do país com melhores práticas de sustentabilidade, não só ambiental, mas também socioeconómica e cultural, implementadas nos últimos dois anos é o objetivo deste projeto promovido desde 2014 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Baseado em dez indicadores, o galardão visa evidenciar e incentivar um conjunto de ações que vão desde a educação ambiental, participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou proteção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes, resíduos, água ou energia. Valoriza ainda uma visão de futuro, que contemple o desenvolvimento de projetos no sentido da sustentabilidade.

Nesta quarta edição foram entregues 131 Bandeiras Verdes a freguesias de 75 municípios do país, sendo que destas, 12 foram reconhecidas com grau Ouro, 56 com grau Prata, como é o caso de Lousado e da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, e 63 com grau Bronze, como é o caso de Castelões e da União de Freguesias de Seide.

O programa é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte para além da ABAE, elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, FCSH-Universidade Nova de Lisboa, Quercus, entre outros. Recorde-se que a EBAE é também responsável pela atribuição do prémio Eco-Escolas que visa reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas instituições educativas na melhoria do seu desempenho ambiental. Famalicão está no Top 5 do ranking dos municípios portugueses com mais escolas galardoadas, 57 no total.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Subscrever grátis

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos