Famalicão
Coligação PSD/CDS dedicou semana às candidaturas nas freguesias

A Coligação Mais Ação Mais Famalicão (PSD(CDS-PP) continua a apresentar os seus candidatos às juntas de freguesia do concelho, tendo na última semana passado por Vale S. Martinho, Louro, Gavião, União de Freguesias (UF) de Arnoso e Sezures e Vilarinho Das Cambas.
Vale S. Martinho
Em Vale S. Martinho, foi apresentado Jaime Silva. Aos 60 anos, com formação em Contabilidade e Administração, o candidato traz consigo um longo percurso no escutismo e 12 anos de experiência como tesoureiro da autarquia local.
No seu discurso, Jaime Silva destacou o “investimento histórico” realizado na freguesia nos últimos anos, sublinhando que “mais de um milhão de euros foram aplicados em obras estruturantes para melhorar a qualidade de vida dos valemartinenses, com o contributo decisivo de três presidentes de junta e três presidentes de câmara”.
Ainda assim, deixou claro que “nem tudo está feito”. Entre os projetos prioritários, apontou a criação de um espaço coberto para coletividades e atividades escolares, o reforço das infraestruturas de apoio à população sénior, a modernização e alargamento do cemitério, a construção de uma capela mortuária e a consolidação do novo Parque de Lazer, já em fase avançada de obras.
Ao seu lado estiveram o atual presidente da Junta de Freguesia, Manuel Oliveira, os mandatários da candidatura, bem como Mário Passos, recandidato à Câmara de Famalicão, que enalteceu a “dedicação e seriedade” do candidato.

Louro
No louro, o candidato da Coligação à Junta de Freguesia, João Pedro Novais, diz que quer “r fazer mais e melhor pelos lourenses”. “O Louro deixou-se ultrapassar, mas connosco na Junta de Freguesia vamos recuperar o tempo perdido, vamos fazer com que volte a ser grande outra vez”, reforçou o candidato, formado em Engenharia Eletrotécnica e deputado da Assembleia de Freguesia.
Com o candidato da coligação à Câmara Municipal, Mário Passos, na plateia, foram vários os compromissos assumidos. Destaque para a construção de um Multiusos e de um novo complexo desportivo; para a criação da Academia Sénior do Louro; para a requalificação da Junta de Freguesia e instalação de um Espaço Cidadão. O candidato defende ainda a construção de um corredor pedonal junto ao Rio Este e a reconversão dos terrenos das antigas captações de água do Pinguelo num parque lúdico.
João Pedro Novais quer também mais habitação no Louro e promete um cheque-bebé, no valor de 250 euros, a todos os pais residentes na freguesia há pelo menos 12 meses para compras efetuadas no comércio local da freguesia.
Já Mário Passos referiu que apoiar o candidato escolhido pela coligação para a freguesia é “apostar no desenvolvimento e no crescimento do Louro”.

Gavião
António Emídio apresentou-se aos gavienses para um terceiro e último mandato à frente dos destinos da Junta de Freguesia de Gavião “com a firme vontade de continuar um projeto amplamente participado e ambicioso”.
O candidato do ‘Movimento Por Gavião’, que conta com o apoio da coligação “Mais Ação. Mais Famalicão”, fala numa candidatura assente na “responsabilidade, transparência, ambição, exigência, independência e dedicação ao interesse público”. A seu lado garante ter uma equipa de gavienses “jovens, competentes, capazes, dedicados e ambiciosos” que o ajudarão a dar resposta aos desafios que se colocam à freguesia.
O candidato enunciou algumas das suas pretensões futuras: construção de um pavilhão multiusos, um novo parque de lazer junto à ponte do Rio Pelhe, requalificação das margens do rio desde a Devesa até Vale S. Martinho e manutenção dos apoios sociais. António Emídio elencou também algumas das intervenções realizadas nos últimos anos, com destaque para a nova malha rodoviária de acesso à freguesia criada com a beneficiação da Avenida Engenheiro Pinheiro Braga; bem como as intervenções concretizadas na Escola Primária e na Escola D. Maria II e a construção do Parque de Sinçães Norte, cujo arranque da obra acontecerá ainda durante este mês.
Já Mário Passos disse acreditar que, nas eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro, Gavião dará continuidade ao projeto de desenvolvimento que António Emídio tem traçado na freguesia.

Arnoso e Sezures
Na UF de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália e Sezures foi apresentada a candidatura de Ricardo Pinto à junta pelo movimento independente UPASES – Unidos por Arnoso, Santa Eulália e Sezures.
Ricardo Pinto, secretário da Assembleia de Freguesia desde 2013. avança com o apoio da Coligação Mais Ação Mais Famalicão e apresentou-se com o compromisso “de fazer da nossa União de Freguesias um lugar cada vez melhor para viver e crescer”.
“Vamos trabalhar para as pessoas, dando continuidade ao que estava a ser feito, mas com novas ideias que tragam a juventude, a cultura e o associativismo, ligando as freguesias através dos seus pontos de interesse e da sua história”, disse o candidato, elencando a importância do futuro Multiusos, do apoio ao desenvolvimento da Academia Sénior, da criação de parques de lazer e infantis, da melhoria das vias de comunicação, da rede de água e o espaço ‘Museu da Terra’ como propostas para o mandato.
Jorge Amaral, atual presidente da Junta, é mandatário da candidatura, uma posição que justificou pela confiança “no Ricardo e na sua equipa, que corporizam os valores daquilo que está a ser feito e que vão consolidar o crescimento que esta União de Freguesias tem tido”.
Também Mário Passos elogiou o perfil do candidato do movimento UPASES e apontou o investimento realizado nos últimos quatro anos nesta União de Freguesias. “Mais de um milhão de euros na rede viária, na água e saneamento, entre outros investimentos estruturais como o pavilhão Multiusos, a nova escola de Quintão, ou o apoio a obras nas igrejas de Arnoso Santa Maria, Santa Eulália ou no espaço de S. Vicente, em Sezures”.

Vilarinho
Em Vilarinho das Cambas, Luís Pinto apresentou a sua candidatura à presidência da Junta de Freguesia depois de , com 15 anos como tesoureiro da autarquia local e 12 anos como deputado da Assembleia de Freguesia.
Em discurso, Luís Pinto garantiu que a sua candidatura surge “sem vaidades, sem ânsia de poder e sem outras agendas que não sejam as de continuar a fazer o melhor pela freguesia”.
Ao seu lado contou com I Judite Costa, atual presidente da Junta, que elogiou a dedicação do candidato ao serviço dos vilarinhenses, afirmando que não conhece “ninguém mais capacitado” para assumir o cargo. Teceu ainda elogios a Mário Passos, apontando-o como o responsável pelo maior investimento alguma vez feito num mandato em Vilarinho das Cambas, mais de dois milhões de euros.
Luís Pinto assumiu a melhoria da rede viária, o aumento da cobertura da rede de saneamento, a criação de espaços como o ATL para pausas letivas e o centro de convívio sénior “que ficará disponível já no próximo mês”. O candidato apontou ainda como prioridade continuar a apoiar as associações, os mais carenciados, a cultura e o desporto.
Na plateia esteve também Mário Passos, que enalteceu todo o trabalho feito na freguesia nas últimas décadas, referindo que “é necessário convocar a memória para que não nos esqueçamos de como era Vilarinho e de como está hoje”.

- Famalicãohá 5 dias
Jorge Bruno Lobo é o candidato da CDU à UF de Famalicão e Calendário e propõe a desagregação destas freguesias
- Famalicãohá 2 dias
Autárquicas: PAN defende alternativas ao fogo de artifício tradicional
- Culturahá 1 semana
Circo do Vaudeville Rendez-vous chega a Famalicão esta quinta-feira
- Famalicãohá 5 dias
Paulo Ricardo Lopes vê moção aprovada na Convenção da Iniciativa Liberal