Famalicão
Centro Social de Riba d’Ave já tem projeto para novo lar de idosos

O Centro Social e Cultural de Riba de Ave celebrou, no sábado passado, 30 anos de dedicação à comunidade local, num momento de festa que contou com um anúncio marcante para o futuro da instituição: o lançamento do projeto de construção de um novo lar de idosos junto ao rio Ave, uma ambição há muito desejada e agora oficialmente apresentada.
O novo equipamento, já aprovado pela Segurança Social e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, terá 18 quartos duplos, 9 quartos individuais, um centro de dia com capacidade para 20 utentes e um serviço de apoio domiciliário, que poderá abranger até 60 beneficiários. O projeto assume-se como uma resposta essencial à única valência social que ainda falta à instituição, reforçando a capacidade de apoio a uma população envelhecida e cada vez mais dependente.
A cerimónia de aniversário contou com a presença de diversas entidades civis e religiosas, nomeadamente a deputada na AR Sofia Fernandes, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e o presidente da Segurança Social de Braga, João Ferreira. Todos foram unânimes e sublinharam a importância do trabalho desenvolvido pela instituição ao longo destas três décadas.
Na sua intervenção, o presidente do Centro Social de Riba de Ave, José Brandão, recordou o percurso desafiante iniciado em 1987, através da mobilização de vários ribadavenses que perceberam a carência de respostas sociais na vila. “Foi um desafio constante, mas, olhando para trás, faríamos tudo de novo. O lar é agora o nosso grande objetivo, e a energia do dia a dia está toda focada nesse sonho”, sublinhou, não deixando, contudo, de assinalar o atraso de décadas na construção desta valência. “Como diz o povo, não há duas sem três e será desta que vamos ter o lar de idosos”.
Sobre o trabalho feito pela IPSS, José Brandão questiona o que seria de muita gente sem estes apoios. “Eu tive a oportunidade de uma vez acompanhar uma colaboradora no Serviço de Apoio Domiciliário e cheguei à conclusão que se não fosse este serviço havia gente com carências várias”, conta o responsável.
Durante a sessão, o presidente da Câmara anunciou ainda que o município vai libertar 16 milhões de euros para investir na área social, um reforço orçamental significativo que beneficiará instituições como o Centro Social de Riba de Ave. Mário Passos destacou que este tipo de investimento é “sem dúvida, um exemplo de como os impostos dos cidadãos estão bem aplicados, neste caso nas pessoas”.
A importância das IPSS no tecido social foi amplamente referida ao longo da cerimónia, numa altura em que os ritmos da vida moderna exigem estruturas de apoio estáveis e próximas das comunidades. O trabalho diário do Centro — desde a infância até à terceira idade — foi enaltecido como exemplo de solidariedade, dedicação e visão de futuro.
O projeto do novo lar entra agora em fase de candidatura, aguardando a abertura da próxima janela de financiamento. A instituição está preparada para avançar e conta com o apoio das entidades envolvidas para transformar o sonho de décadas numa realidade concreta.

- Culturahá 1 semana
Circo do Vaudeville Rendez-vous chega a Famalicão esta quinta-feira
- Famalicãohá 4 dias
Paulo Ricardo Lopes vê moção aprovada na Convenção da Iniciativa Liberal
- Economiahá 1 semana
Terminal Ferroviário de Mercadorias de Lousado poderá arrancar no final deste ano
- Famalicãohá 4 dias
José Lamego encabeça a lista do PAN à UF de Famalicão e Calendário