Famalicão
Câmara de Famalicão lança concurso para requalificação da Escola Básica de Seide

A Câmara de Famalicão vai avançar com a requalificação e ampliação de mais duas escolas do primeiro ciclo, desta vez nas freguesias de Seide S. Miguel e de Delães, segundo propostas aprovadas na reunião do executivo camarário, na passada quinta-feira, 24 de julho.
No caso de Seide, foi deliberado abrir o concurso público para a concretização da requalificação e ampliação da Escola Básica, com um preço base de 1.3 milhões de euros.
De acordo com a memória descritiva do projeto, os trabalhos implicarão a recuperação do edifício centenário existente, que possui apenas duas salas, e a construção de um novo edifício contíguo com dois pisos.
“Vamos preservar o edifício centenário, mas transformar a escola num espaço adequado ao ensino, que nos vai permitir reformular o projeto educativo e passar a ter as chamadas ‘turmas limpas’, com salas para alunos do primeiro ao quarto ano”, explicou o presidente da Câmara, Mário Passos.
No piso 0 propõe-se para o edifício existente duas salas de aula, sala de apoio e arrumos. O novo edifício albergará uma sala de professores, refeitório, entre outros espaços. Já o Piso 1 terá, entre outras divisões, mais duas salas de aula. O projeto prevê também a reorganização de todo o espaço envolvente, dotando-o de um recreio coberto, recinto desportivo, horta pedagógica e espaços verdes.
Em Delães, o processo está mais adiantado e na reunião de Câmara foi já adjudicada a obra de ampliação da Escola Básica de Loureiro, que vai permitir que o Jardim de Infância passe para este estabelecimento de ensino, através da construção de novas instalações.
Trata-se de um investimento municipal na ordem dos 800 mil euros, que prevê a criação de duas salas de atividades, uma sala de apoio para acolhimento e prolongamento das crianças, sala de professores, casas de banho, espaços de arrecadação e arrumos.
O edil famalicense salienta que estas duas intervenções juntam-se a outras que foram realizadas recentemente no parque escolar do concelho, como foi o caso das escolas Arnoso Santa Eulália, Castelões e Mogege, bem como a requalificações que estão a decorrer, casos da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado em Joane, da Escola Básica do 1.º Ciclo Senador Sousa Fernandes e do novo Centro Escolar de Brufe.

- Famalicãohá 1 dia
Autárquicas: Carlos Figueiredo é o mandatário da candidatura da Iniciativa Liberal
- Famalicãohá 7 dias
Coligação PSD/CDS dedicou semana às candidaturas nas freguesias
- Famalicãohá 20 horas
Carlos Valente recandidata-se a Oliveira S. Mateus como independente recebe apoio de Mário Passos
- Desportohá 7 dias
GD Joane: “Vamos olhar para cada jogo como sendo uma final”