Siga-nos nas redes

Famalicão

Câmara de Famalicão compra terreno por 300 mil euros para dar “nova centralidade” a Vale S. Cosme

Publicado

em

A Câmara de Famalicão aprovou, na semana passada, a compra de um terreno em Vale S. Cosme, com cerca de 10 mil metros quadrados, pelo valor de 323 mil euros. 

O presidente da Câmara, Mário Passos, referiu que Vale S. Cosme “apresenta défices de centralidade”, que a autarquia pretende colmatar com a aquisição deste terreno, localizado no lugar de Bairro, próximo da zona onde atualmente estão situados vários equipamentos como a Escola Básica, a sede da Junta de Freguesia, a igreja, o salão paroquial e o centro social.

“É uma zona muito estrangulada, onde a mobilidade e o estacionamento automóvel são um enorme problema e, com a aquisição deste terreno, pretendemos dar a Vale S. Cosme uma nova centralidade, promovendo uma verdadeira revolução urbanística naquela zona”, acrescentou o edil.  

Assim, depois de assinada a escritura que dará ao Município a posse do terreno, o que deverá a acontecer em breve, a autarquia pretende avançar, desde já, com uma solução que resolva provisoriamente a questão do estacionamento. Mário Passos adiantou que a autarquia já tem um projeto para esse efeito, que inclui a construção de uma nova estrada, que atravessará o terreno, mas terá que desenvolver o respetivo concurso público. “Enquanto esse processo não é concluído, o que vamos fazer, de imediato, é criar uma plataforma, nem que seja em saibro, por forma a que aquele espaço já possa ajudar, mesmo que de forma precária, no estacionamento”, explicou.

Entretanto, o edil referiu que foi, também, já elaborado um estúdio prévio que prevê a instalação, no futuro, de alguns equipamentos no referido terreno, nomeadamente uma nova sede da Junta de Freguesia e uma capela mortuária, se a comunidade assim o pretender. Também a Escola Básica do 1º ciclo “que se situa num alto de difícil acessibilidade”, será deslocalizada para esse novo espaço, através da construção de uma nova escola.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos