Siga-nos nas redes

Desporto

Xadrez: Ucraniano Li Peng venceu VIII Torneio Internacional Cidade Famalicão

Publicado

em

A cidade de Famalicão voltou a ser a capital do xadrez, entre os dias 26 a 31 de julho, altura em que teve lugar o  VIII Torneio Internacional Cidade de Famalicão.

A prova foi organizada pelo Clube de Xadrez A2D, com o apoio da Cooperativa de Ensino da Didáxis, Associação Académica da Didáxis, Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Federação Portuguesa de Xadrez e Câmara Municipal de Famalicão.

O torneiro contou com a participação de 115 atletas, representantes de 9 países, entre os quais 19 eram Mestres de Xadrez, estabelecendo-se um recorde de participação nesta edição.
Além de um total de 3300€ de prémios em jogo, a organização explica que o grande fator aliciante nesta edição consistiu na realização de 9 sessões, possibilitando a obtenção de normas de Mestre Internacional de Xadrez e a respetiva subida hierárquica no ranking mundial da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

O jovem mestre internacional ucraniano Li Peng (Estrelas S. João de Brito) foi o grande vencedor desta edição. Para ganhar o torneio, Li Peng beneficiou da grande surpresa da nona e última ronda, que foi a vitória do Mestre FIDE José Guilherme Santos (GX Alekhine), atual Campeão Nacional de Sub-18, sobre o Grande Mestre brasileiro Alexandr Fier (GD Dias Ferreira). Fier dominou este evento internacional até à oitava sessão e apenas necessitava de um empate na derradeira jornada para triunfar, mas foi derrotado. O xadrezista arrecadou o terceiro lugar do pódio absoluto, com um prémio de 500 euros, pelos 7 pontos alcançados, contra 7,5 do MI Li Peng e MF José Guilherme.

As contas do desempate foram favoráveis ao jovem ucraniano, que saiu de Famalicão com a dupla satisfação do primeiro lugar, com 1000 euros de prémio monetário, como também com a obtenção direta do título de grande mestre, ao arrecadar 18 pontos para o Elo.
José Guilherme Santos foi o melhor jogador português do torneiro e alcançou o segundo lugar no torneio, com 750 euros de prémio monetário e o primeiro lugar no Sub-18. O jogador alcançou 18 pontos para o Elo, algo que solidifica o estatuto de Mestre FIDE e abre perspetivas para a luta pelas normas de Mestre internacional.

Depois de um hiato na época transata devido à situação pandémica vivida em 2020, o VIII TICF contribuiu para a divulgação e promoção do jogo das 64 casas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos