Siga o OP nas redes

Famalicão

Autárquicas 2021: Iniciativa Liberal apresenta Programa Eleitoral com 100 medidas

Publicado

em

A Iniciativa Liberal (IL) de Famalicão já concluiu o seu Programa Eleitoral para as eleições autárquicas e divulgou-o publicamente esta quarta-feira, estando o documento disponível nas redes soais do partido.

Sob o título “As Nossas Ideias”, o Programa Autárquico 2021-2025 da IL é composto por 100 medidas que visam “tornar Famalicão um concelho mais livre, com melhor qualidade de vida e em que os impostos dos famalicenses sejam aplicados eficientemente”, refere o partido, em nota á imprensa.

Os liberais famalicenses dizem que este programa é o culminar de “vários meses de trabalho, de diversos membros e simpatizantes, e abrange sete áreas:  Gestão Autárquica Eficiente; Saúde e Apoio Social; Educação e Qualificação; Juventude, Desporto e Ambiente; Economia; Urbanismo e Mobilidade; Cultura e Património.

Entre as medidas proposta, está a descida dos impostos municipais, já anunciada pelo partido, e travar aquilo que a IL diz ser “o crescimento desmesurado do número de funcionários camarários”.

Ainda ao nível da gestão autárquica, o programa eleitoral propõe um horário alargado dos serviços municipais essenciais, evitando que estejam encerrados à sexta-feira à tarde.

Na área da saúde e apoio social, a IL preconiza, entre outras medidas, que o Município assuma as competências de descentralização na saúde e que realizasse, em conjunto com as outras autarquias servidas pelo CHMA, um estudo que avalie a pertinência da construção de um novo hospital para o Médio Ave. Propõe-se ainda dar início a um programa “cheque-saúde” a ser usado pelos famalicenses em estabelecimentos de saúde do concelho.

Também no âmbito da Educação, a IL propõe um “cheque-creche” que “garanta o acesso a creches suportado pela Câmara Municipal”. Destaque ainda para a medida de reformular o sistema de bolsas de estudo no ensino superior, limitando-as a alunos com mérito comprovado.

Entre a centena de medidas, destaca-se ainda a reivindicação, junto da Administração Central, na construção na nova ponte sobre o Rio Ave, o reforço das ligações por transporte público entre Joane e Riba d’Ave e o reforço da rede de passeios e da sua reabilitação.

A nível económico, além da redução dos impostos para as empresas, a IL apresenta um conjunto de medidas para atrair investimento e fixar empresas no concelho e para desenvolver o setor do turismo no concelho, propondo, por exemplo, a criação e um roteiro turístico ligado ao património famalicense.

No documento encontra-se ainda um “Compromisso pela Transparência”, contemplando um conjunto de medidas que os eleitos nas listas da IL Famalicão se comprometem a adotar durante o seu mandato. “A transparência na gestão dos cargos públicos é um pilar fundamental e os atropelos a estes princípios que se vêm recorrentemente em Famalicão têm de ser combatidos”, defende o partido.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES