Famalicão
Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão arranca esta sexta-feira

De 29 de agosto a 7 de setembro, Vila Nova de Famalicão volta a ser palco dos sabores e saberes tradicionais portugueses com a realização da 40ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia.
Todos os anos, milhares de pessoas deslocam-se ao centro da cidade para visitar a mostra que toma conta da Praça Mouzinho de Albuquerque. Ali é possível visitar o trabalho dos artesãos, brindar com ginjinha, saborear os pratos gastronómicos das tasquinhas regionais e aproveitar os mais variados momentos musicais.
Os visitantes da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão deste ano poderão contar com cerca de 60 artesãos e 35 produtores gastronómicos e stands dedicados à restauração, que prometem manter viva uma tradição de décadas.
Dos licores e chocolates artesanais ao famoso pão de Ovar, das peças de cerâmica à tapeçaria e cestaria, são diversas as razões para visitar os dez dias do certame que marca o fim das férias de verão.
Para além de Vila Nova de Famalicão, estarão representadas várias regiões do país como Amarante, Arouca, Barcelos, Braga, Bragança, Coimbra, Gondomar, Lixa, Maia, Matosinhos, Miranda do Corvo, Monchique, Monforte, Óbidos, Odivelas, Oliveira do Hospital, Ovar, Penafiel, Santo Tirso, Vila do Conde e Vila Verde.
D.A.M.A, Dillaz e Quim Barreiros são as atrações musicais
Este ano, o certame volta a contar com um vasto programa cultural marcado pelas atuações de artistas e grupos famalicenses e nacionais. Destaque para os concertos dos D.A.M.A., no dia 2 de setembro (22h00), do rapper Dillaz, que atua no dia 5 (22h30), e de Quim Barreiros, na noite do dia 6 (22h30).
Mas há muito mais. No primeiro dia atua o Canto D’Aqui, pelas 21h30, e a Liliana Oliveira com o Coração Minhoto fecha a noite. No dia seguinte, pelas 15h30, há Concertinas da Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe, mais tarde, pelas 21h30 atua a banda Diabo a Sete e a noite fecha com Nunno Portugal, que sobe ao palco pelas 22h30.
No domingo, pelas 15h30, a tarde é dedicada ao folclore, com a atuação do Grupo Folclórico de Nine e do Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães. Pelas 21h30 atua o Tiago Maroto.
Já na segunda, pelas 21h30 atua a Banda Terceira Dimensão e para quarta está previsto o 12º Festival de Fado de Famalicão. Na quinta-feira há o concerto do Sérgio Mirra Trio, pelas 21h30, e pelas 22h00 atua Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre, da Galiza. Para sexta-feira, antes do concerto de Dillaz, atua, pelas 21h30, Joana D’Alma.
O último fim de semana do certame também tem muita música. No sábado acontece a tarde de folclore, com a atuação do Rancho Folclórico Santa Marinha de Lousado e do Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz. Pelas 21h30 atua a Tusefa – Tuna Sénior de Famalicão.
No domingo, último dia da Feira, pelas 15h30, realiza-se o Festival de Cantadores ao Desafio e o programa musical termina com um concerto pela Banda de Música de Riba d’Ave, marcada para as 18h00.
Recorde-se que a 40ª Feira de Artesanato e Gastronomia abre portas no dia 29 de agosto, às 18 horas, na Praça Mouzinho de Albuquerque, e apresenta um vasto programa cultural de artistas famalicenses e nomes como D.A.M.A. (dia 2, às 22h00), Dillaz (dia 5, às 22h30) e Quim Barreiros (dia 6, às 22h30).
A entrada no certame é gratuita e o encerramento, no dia 7 de setembro, está marcado para as 22h30.

- Culturahá 8 horas
Casa das Artes promove workshop de dança para maiores de 40
- Famalicãohá 5 horas
Gondifelos celebra tradição da Feira das Cebolas este fim de semana
- Famalicãohá 1 dia
ENTREVISTA: “Com a eleição do PAN poderíamos fazer algo melhor pelo concelho”
- Famalicãohá 1 dia
O jovem que trocou a música pela arte de costurar