Famalicão
Jovens de Famalicão levam avião a Lisboa para tentar voar no Red Bull Flugtag
Cinco jovens famalicenses vão participar este sábado, 7 de setembro, no Red Bull Flugtag, uma prova que vai ter lugar na Doca da Marinha, em Lisboa, e que desafia os concorrentes a realizar o sonho de voar, através da construção de um avião artesanal.
Raquel, Tiago, Carlos, João e Rui são os cinco elementos que compõem a equipa famalicense, denominada The Mean Machine, a mesma que, em 2018, venceu a competição nacional da Corrida Mais Louca do Mundo, também realizada em Lisboa. Nessa altura participaram com um carro artesanal, desta vez o desafio “é bem maior”, como reconheceu Raquel Barreiro, porta-voz da equipa, em declarações ao OPINIÃO PÚBLICA, acrescentando, contudo, que o principal objetivo é a diversão. “Isto são eventos para a gente se divertir, é para a macacada, é para conhecer pessoas. Obviamente, que vamos com a expectativa que corra bem e que o avião consiga voar, porque não é possível testar antes da prova”, declara a porta-voz que será também a piloto.
A equipa começou a trabalhar o projeto há cerca de três semanas e o resultado é um avião em esferovite, construído com a ajuda de alguns parceiros, nomeadamente pessoas ligadas ao aeromodelismo em Famalicão. “Tudo isto é novo para nós e tivemos que tentar perceber um pouco de aeronáutica e essas pessoas foram fundamentais para compreender, por exemplo, a dinâmica das asas”, explica Raquel Barreiro. Depois, “tudo foi surgindo”, desde o desenho das asas, à pintura, até aos acabamentos finais. “Um deu uma ideia, outro deu outra ideia e assim assim se construiu um avião”.
O recorde mundial do voo está nos 78 metros. Raquel Barreiro reconhece que é uma meta “praticamente inatingível”, e confessa alguma ansiedade já que será ela que estará aos comandos do avião. “Estou confiante de que vai voar, é claro que é a primeira vez que participo no evento e há sempre um nervosismo… mas, nem que feche os olhos”, declara entre risos.
A boa disposição é a nota dominante na equipa, que é construída por primos e amigos que se conhecem “há muito tempo” e têm em comum o gosto pela adrenalina. Contam também com o apoio dos pais e de muitos amigos, “que nos ajudam e contribuem, também com o seu trabalho, quando participamos nestes eventos”.
No próximo sábado os The Mean Machine vão, então, representar Famalicão no Red Bull Flugtag e, antes de partir para Lisboa, receberam a bandeira do município das mãos do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
- Famalicãohá 4 dias
Câmara aprova Orçamento com 77 milhões de euros em investimento e descida no IMI
- Famalicãohá 4 dias
Central fotovoltaica de Outiz ganha forma e causa indignação
- Famalicãohá 4 dias
Famalicão doou mais de 19 toneladas de bens para o Banco Alimentar
- Sociedadehá 1 semana
Famalicão entrega diplomas a 211 adultos que concluíram o processo de RVCC