Famalicão
Nova USF de S. Miguel-o-Anjo fica pronta no final de 2025 e poderá receber mais utentes
No final do próximo ano, os utentes da Unidade de Saúde Familiar (USF) de S. Miguel-o-Anjo, já poderão usufruir dos cuidados de saúde num novo edifício, com maior capacidade e dotado de um parque de estacionamento. A primeira pedra da nova unidade foi lançada, na passada segunda-feira, na rua Francisco António dos Reis, em Calendário, local onde vai ser construída a nova USF, que implica um investimento de 2,1 milhões de euros, grande parte (1,8 milhões) financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o restante pelo Município de Famalicão.
Esta é a primeira de um conjunto de reabilitações que a Câmara de Famalicão quer fazer na rede de cuidados de saúde primários do concelho, depois de ter assumido competência nesta área. O edil famalicense, Mário Passos, disse mesmo que quer “mudar o paradigma” e iniciar uma “nova era” no concelho no que diz respeito a estes cuidados de saúde.
“Quando assumimos as competências na área da Saúde fizemos um diagnóstico que deixou clara a necessidade de investimento no edificado para melhorar as condições de prestação de cuidados aos utentes”, apontou o autarca, acrescentando que a aposta do Município é, “nos próximos dois ou três anos, ter no terreno um conjunto de intervenções”, que passam pela construção de novas USF e reabilitação de outras.
Recorde-se que a Câmara de Famalicão assinou um conjunto de contratos-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte que serviram de base para a apresentação de candidaturas ao PPR com vista à realização destas obras. Além da USF de São Miguel-o-Anjo, em breve será também lançada a construção da nova USF de Joane. O Plano prevê ainda a construção de novas unidades em Nine e Ruivães, e a requalificação do Centro de Saúde da cidade e do Centro Diagnóstico Pneumológico.
Relativamente à unidade da cidade, Mário Passos adiantou que o projeto para a criação de estacionamento no local está em fase de conclusão. “Vamos aproveitar a diferença de cota que existe entre o terreno onde está o Centro de Saúde e o terreno onde estão o Departamento das Obras Municipais e a Polícia Municipal, para fazer ali um parque subterrâneo com capacidade para aparcamento de 60 a 70 viaturas”.
Capacidade para aumentar número de utentes
Quanto à nova USF de S. Miguel o Anjo, duplicará a área da atual e terá capacidade para aumentar o número de utentes, que é atualmente de 12.250. “Apesar de, na nossa área de influência, não haver praticamente utentes sem médico de família, esta nova unidade já foi pensada para futuro e terá capacidade para albergar mais uma equipa de um médico e enfermeiros, que permitirá acrescentar cerca de 1.700 utentes”, explicou António Barbosa, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave.
De resto, o responsável não tem dúvidas de que vão ser criadas “excelentes condições” para os utentes e profissionais, até porque “é um edifício pensado para esta função, o que é diferente de adaptar espaços como aconteceu com a atual USF”, aproveitando para agradecer “o empenhamento da Câmara MUnicipal com estes investimentos, que vão melhorar a capacidade e melhoria dos serviços”.O prazo de execução da nova USF é de 480 dias e o edifício contemplará espaços dedicados à Saúde da Mulher e da Criança e à Prestação de Cuidados de Saúde Gerais, com gabinetes médicos e de enfermagem, área administrativa e áreas de apoio. Está também prevista uma zona de estacionamento.
- Culturahá 5 dias
Cineclube exibe “No interior do Casulo Amarelo” na Casa das Artes de Famalicão
- Famalicãohá 5 dias
“Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX” é tema de conferência em Famalicão
- Famalicãohá 4 dias
Centro da cidade recebe Mercado Desportivo este fim de semana
- Desportohá 4 dias
AD Ninense: “Queremos praticar um futebol mais competitivo”