Famalicão
Pasec interpela jovens a descobrir novas formas de emprego e mobilidade social
A associação famalicense Pasec promoveu o Geo International Camp 2022, que envolveu mais de 40 jovens agentes educativos que operam com jovens em situação de risco, nomeadamente jovens que não trabalham, não têm emprego e não estão em formação (também denominados jovens NEET). O encontro debateu e testou novas ferramentas pedagógicas de educação não formal e pedagogia participativa que possibilitem a capacitação, inclusão e empregabilidade de jovens em situação de exclusão.
Com base na Covilhã, na Serra da Estrela, foram realizados workshops e sessões de trabalho de grupo acerca de novas formas de empregabilidade à distância e através de meios digitais, acerca de novas estratégias de mobilidade social centradas no acompanhamento personalizado dos jovens NEET com o envolvimento das famílias e ainda sessões de trabalho temático que envolveram a demonstração, teste e validação de novas técnicas de simbologia grupal e trabalho cooperativo.
A atividade foi promovida pela Pasec e parceiros internacionais com o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia. No final dos trabalhos todos os participantes foram certificados.
Sara Gomes, presidente da Pasec, lembra que esta instituição e Famalicão opera, neste momento, com mais de 140 jovens NEET e que esta ação de formação internacional pretendeu também “dar resposta direta às necessidades destes, desenhando novas estratégias que possibilitem o seu rápido regresso ao sistema de ensino e formação ou a sua futura empregabilidade”.
Os jovens agentes educativos formados trabalham de forma direta com mais de 280 jovens em situação de exclusão.
- Famalicãohá 4 dias
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicãohá 1 semana
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes
- Sociedadehá 4 dias
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes
- Famalicãohá 7 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”