Siga-nos nas redes

Famalicão

Encontro de ex-emigrantes da Alemanha junta dezenas de pessoas em Famalicão

Publicado

em

Cerca de 70 pessoas juntaram-se, no passado dia 2 deste mês, em Famalicão. Trata-se do convívio, que se repete todos os anos, do grupo de emigrantes e ex-emigrantes nas cidades de Darmstad e Gross Umstad, na Alemanha.

Estas localidades, que ficam perto de Frankfurt, foram as que, nos anos setenta, acolheram as maiores comunidades de portugueses chegados de todo o país, mas sobretudo do Minho e, mais especificamente, do Vale do Ave.

Agora, que todos já estão na reforma e de volta a Portugal, criaram um grupo de amigos, que todos os anos se juntam num convívio. Desta feita, o encontro aconteceu em Famalicão e foi organizado pelos famalicenses Domingos Sampaio e Américo Mendanha, os dois naturais de Calendário.

O encontro juntou setenta participantes, vindos de vários pontos do país, que participaram numa eucaristia, na igreja paroquial de S. Julião de Calendário e num almoço. Um dos momentos altos do dia foi a visita ao Museu da Indústria Têxtil, que segundo a organização provocou “grande emoção”, tendo em conta que algumas das pessoas presentes tinham trabalhado no têxtil antes de emigrarem para a Alemanha. “No grupo estava uma senhora que tinha trabalhado na fábrica do Outeiro, onde se encontra hoje o Museu, e ainda criança deslocava-se a pé de Avidos para Calendário. Para quem não conhece são mais de duas horas a caminhar”, sublinha a organização do encontro.

Presença obrigatória nestes encontros é o “do grande amigos dos portugueses, Flávio Baptisti, de origem italiana”, que nos anos setenta ajudou muitos portugueses, que chegaram a estas cidades alemãs para trabalhar, a maior parte deles na gigante farmacêutica Merck, onde era intérprete e presidente da Comissão de Trabalhadores.

“Agradecemos à Câmara Municipal de Famalicão a sua colaboração”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos