Famalicão
Educação: Eduardo Oliveira apresenta medidas para quem aprende e quem ensina

O arranque do ano letivo não passou despercebido ao candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Famalicão, que aproveitou para apresentar, em comunicado, as suas propostas para a área da Educação, que considera ser “um dos pilares fundamentais do futuro de Famalicão”. Eduardo Oliveira diz, contudo, que “não basta reconhecê-lo, é preciso agir com medidas concretas que melhorem a vida de quem aprende e de quem ensina” e que é esse o seu compromisso.
Entre as propostas apresentadas, o socilaista destaca a criação de um Cartão Municipal universal que dará “acesso facilitado a transportes, cultura, restauração, ginásios, clínicas e outros serviços locais, através de parcerias com a ACIF e entidades aderentes”.
Eduardo Oliveira defende ainda o reforço do programa de apoio no Ensino Superior e Técnico-Profissional; um programa de apoio à mobilidade para jovens residentes em freguesias mais afastadas, de forma a facilitar o acesso à formação e às oportunidades; bem como ações de férias escolares descentralizadas,”para que todas as famílias tenham soluções de qualidade em diferentes pontos do concelho”.
O candidato do PS salienta ainda outras medidas, como Oficinas Municipais de Matemática Aplicada, dinamizando atividades extracurriculares em contexto prático e experimental, em articulação com escolas, bibliotecas e centros de ciência e tecnologia; a implementação do programa “Mentoria Matemática Famalicão +” para alunos com dificuldades persistentes; o lançamento da campanha “Matemática em Todo o Lado”, com ações de sensibilização pública e envolvimento das famílias, empresas e associações na valorização social da Matemática; e a criação da Rede Municipal de Literacia Digital, apoiando os agrupamentos escolares na iniciação à programação, pensamento computacional e robótica desde o 1º ciclo.
Além disso, Eduardo Oliveira quer reforçar os mecanismos e recursos do Programa Escola Segura; promover a criação das hortas pedagógicas e eco-parques escolares em todos os estabelecimentos de ensino; consolidar o programa “Eco-Escolas” e promover ações de Erasmus+.
“Estas medidas têm um objetivo claro: colocar os jovens no centro da vida do concelho, criando igualdade de oportunidades e preparando o futuro de Famalicão”, afirma.

- Famalicãohá 1 semana
Perto de dez mil seniores famalicenses a caminho de Fátima
- Desportohá 2 dias
Futebol Feminino: FC Famalicão pondera impugnar começo dos Campeonatos da I e da II Divisão
- Desportohá 1 semana
Inês Silva renova título nacional feminino de Xadrez Rápido
- Famalicãohá 2 dias
“Mamãs Saudáveis” já ajudou mais de 100 mulheres famalicenses