Famalicão
Mário Passos promete aumentar verbas livres para as freguesias em “pelo menos” 20%

O candidato da Coligação “Mais Ação Mais Famalicão” à Câmara, Mário Passos, aproveitou a apresentação da lista candidata à Assembleia Municipal para anunciar que, caso seja reeleito, vai aumentar as verbas livres para as freguesias em “pelo menos 20%”.
Mário Passos salientou o facto dos autarcas locais terem assento na Assembleia Municipal (AM) para assumir compromissos autárquicos para as freguesias, a começar pelo reforço das verbas livres “em pelo menos 20%, o que corresponde a um valor global de cerca de meio milhão de euros de acréscimo”.
O candidato à autarquia famalicense entende que, com esta medida, os presidentes de junta e os seus executivos “terão maior autonomia para desenvolver o plano de ação que julgam ser o mais adequado para a realidade da sua freguesia”. E acrescentou :”são verbas que não estão amarradas a programas fechados ou despesas pré-definidas, mas que podem ser geridas livremente pelos senhores presidentes de junta”.
Mário Passos recordou ainda que este mandato foram transferidos para as freguesias mais de 50 milhões de euros em investimento, “um recorde histórico” que quer ultrapassar no próximo ciclo autárquico, caso seja reeleito. “Comprometo-me a fazer um esforço enorme para que consigamos bater esse recorde, continuando a infraestruturar o território com equipamentos de apoio social, cultural, desportivo e recreativo, entre outros”, afirmou.
João Nascimento quer aproximação aos cidadãos
Quanto à Assembleia Municipal, João Nascimento, engenheiro civil, de 41 anos, natural de Nine, é o nome escolhido para liderar a lista da coligação. Militante do CDS, João Nascimento é atualmente o presidente deste órgão, cargo que assumiu há um ano e meio, após a entrada de Nuno Melo para o Governo. Se vencer, promete transparência, imparcialidade e rigor na condução dos trabalhos, mas também reforçar a ligação da Assembleia Municipal com os cidadãos.
“Nós precisamos de estar próximos dos cidadãos para perceber quais são as suas dificuldades e carências e o meu entendimento é que, no âmbito da Assembleia Municipal, há muita coisa que ainda pode ser feito”, afirmou o candidato, que lembrou que a sessão descentralizada da AM que promoveu recentemente, precisamente em Delães, assegurando que se continuar a presidir ao órgão irá continuar a realizar este tipo de sessões em outros locais do concelho.
Quanto à lista que encabeça, João Nascimento referiu que é composta por “pessoas muito válidas” que representam continuidade, mas também renovação e ambição. Aliás, entende que todo o projeto da coligação “Mais Ação. Mais Famalicão”, seja para a Assembleia, Câmara ou freguesias, oferece “lideranças claras, sustentadas em trabalho, saber e proximidade”, com um “conhecimento aprofundado do território e da comunidade”.
O segundo nome da lista é o social-democrata Jorge Paulo Oliveira, atualmente chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República e membro da Assembleia Municipal de Famalicão há mais de duas décadas.
Mário Passos sublinhou que a lista é “sólida e ao mesmo tempo renovada”, acrescentando que a experiência traz a “segurança de quem já conhece os caminhos”, enquanto a juventude contribui com “energia, inovação e a coragem de pensar diferente e de arriscar o futuro”.
A cerimónia de apresentação da lista candidata à Assembleia Municipal contou também com a presença e intervenção do eurodeputado Paulo Cunha, mandatário da candidatura de Mário Passos, e do ministro da Defesa, Nuno Melo, mandatário de João Nascimento.

- Famalicãohá 1 hora
Eduardo Oliveira promete recuperar e devolver os rios à comunidade
- Famalicãohá 1 semana
Em ruptura com Mário Passos, Sofia Fernandes afasta-se da campanha do PSD
- Desportohá 1 semana
Ribeirão vai competir com nova identidade e com um plantel saído da formação
- Culturahá 7 dias
Bailarino Duarte Mellot inicia formação na Academia Princesse Grace