Famalicão
Casa da Memória Viva mais capacitada para apoiar familiares de pessoas com demência

A associação Casa da Memória Viva (CMV) celebrou, esta quinta-feira, o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer com a abertura de uma nova sede.
Localizada na Rua S. João de Deus, no centro da cidade de Famalicão, a nova sede pretende ser espaço pretende dinamizar atividades culturais e ser um espaço para atividades culturais e de apoio a cuidadores e familiares de pessoas com demência.
A cerimónia de abertura, que decorreu ao final da tarde, juntou amigos e mecenas da associação e contou também como a presença do presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.

Carlos Sousa, presidente da CMV, entende que a inauguração deste novo espaço significa que a Casa da Memória Viva, criada há quatro anos, “já se tornou um projeto irreversível”, mas também que a associação “contraiu responsabilidades acrescidas com a comunidade famalicense, no sentido de nos tornarmos parceiros dos cuidadores e das famílias de pessoas com demência no nosso concelho”.
Aliás, a primeira ação aconteceu precisamente no mesmo dia da abertura do espaço com a realização de um workshop sobre “Dicas e estratégias para o dia a dia do cuidador da pessoa com demência”, orientado pelas terapeutas Cristiana Sousa e Marta Ferreira.
O responsável acredita que, agora, a associação está capacitada “para dotar de outras condições o grupo de entreajuda de familiares e cuidadores que já existe”, mas também “dinamizar atividades que cuidem melhor da nossa memória coletiva e identitária”.
Já o edil famalicense elogiou o trabalho desenvolvido pela associação e garantiu que a autarquia quer ser parceira da CMV “no trabalho conjunto em prol desta causa”.

- Famalicãohá 4 dias
Pacheco Pereira vem a Joane participar em conferência sobre lutas operárias
- Famalicãohá 4 dias
PS apresenta candidatos às juntas e promete duplicar verbas para as freguesias
- Famalicãohá 4 dias
Legislativas: famalicense Sofia Fernandes é terceira na lista da AD por Braga
- Famalicãohá 1 semana
Novas unidades de saúde de Nine e Ruivães a concurso por 3 milhões de euros