Famalicão
Famalicão cria programa gratuito de atividade física para grávidas

A Câmara Municipal de Famalicão vai criar um programa de atividade física regular e gratuito direcionado para todas as grávidas residentes no concelho. O projeto, intitulado “Mamãs Saudáveis” tem como principal objetivo potenciar a saúde da gestante e do bebé, e foi aprovado esta quinta-feira em reunião do executivo camarário.
Promovido pela autarquia em parceria com a Universidade da Maia, o programa divide-se em duas vertentes: período pré-parto, para todas as mulheres a partir do segundo trimestre de gravidez, e período pós-parto, para mulheres em período de recuperação até aos 12 meses após o parto.
O período pré-parto contempla três tipos de exercício físico, com modalidades de ginásio (ginástica localizada, pilates e relaxamento), hidroginástica adaptada e as caminhadas inseridas no programa municipal “Famalicão em Forma”. Já no período pós-parto, o programa propõe a participação em aulas de ginástica localizada, treino funcional e alongamentos e ainda nas aulas do “Famalicão em Forma”.
Desta forma, pretende-se a melhoria da função cardiovascular e a redução de efeitos indesejáveis durante a gravidez como cãibras, edemas e fadiga. Já no período pós-parto a prevalência da atividade física permite controlar o ganho de peso obtido durante a gravidez, reduzir o risco de depressão pós-parto, aumentar a autoestima e a manutenção de um estilo de vida saudável.
“A investigação nesta área tem demonstrado os benefícios do exercício físico durante a gravidez. Trata-se de uma fase muito importante na vida das nossas famílias, fase essa que queremos acompanhar e contribuir para que corra da melhor forma tanto para a mulher, como para o bebé”, salientou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
O programa será desenvolvido nos complexos municipais das piscinas de Oliveira S. Mateus, Ribeirão e Joane e ainda nos núcleos do projeto “Famalicão em Forma”. Todas as participantes estarão isentas do pagamento de mensalidade, tendo apenas que pagar a taxa de inscrição e o seguro.
Findo o programa, tanto o bebé como a mãe serão encaminhados para outros programas municipais, como é o caso, por exemplo, da Escola Municipal de Natação. A autarquia salienta ainda que a criação deste programa está alinhada com as diretrizes nacionais da Direção-Geral da Saúde, e internacionais da Organização Mundial de Saúde, que defendem a promoção, em média, de pelo menos 30 minutos diários de atividade física para gestantes que não tenham contraindicações médicas.

- Famalicãohá 1 semana
Legislativas: famalicense Sofia Fernandes é terceira na lista da AD por Braga
- Famalicãohá 1 dia
Enfermeiros do Hospital de Santo Tirso contra transferência para a Misericórdia
- Famalicãohá 1 semana
Mobiave arranca a 1 de abril com autocarros das 5 horas da manhã à meia-noite e mais baratos
- Famalicãohá 5 horas
Casa da Memória Viva inaugura exposição sobre o “Verão Quente de 75”