Siga-nos nas redes

Famalicão

CDU reclama medidas para proteger o rio Pelhe

Publicado

em

A CDU de Famalicão aproveitou o Dia Mundial dos Rios, celebrado no passado dia 22 de setembro, para denunciar, mais uma vez, a poluição do rio Pelhe. “Muitas são as queixas que nos chegam sobre as descargas, falta de limpeza ribeirinha e maus cheiros que se vêem e sentem em determinados percursos deste rio”, refere a coligação que engloba o PCP e Os Verdes.

Em comunicado, a CDU sublinha que  a poluição do rio “é bem visível no centro da cidade, uma vez que o seu curso atravessa o lugar onde se realiza a feira semanal, que serve de parque de estacionamento nos restantes dias da semana, bem como percorre o Parque da Cidade”.

A despoluição, preservação e conservação do Pelhe é um assunto que a CDU tem tratado também com frequência na Assembleia Municipal e, na sessão do passado dia 20 de setembro, a deputada municipal Tânia Silva questionou o executivo sobre as recentes descargas no rio Pelhe, sem obter qualquer resposta do presidente da Câmara.

“Conscientes de que a despoluição não é uma tarefa de fácil execução, sublinhamos que o caminho tem de ser feito e que o desleixo das entidades competentes e sucessivos atentados ambientais levam ao declínio da biodiversidade, à degradação dos habitats que perduram e se agravam”, refere ainda a coligaçãod e esquerda, acusando o executivo municipal de “desinteresse pelas questões ambientais”.

Entretanto, na passada sexta-feira, 27 de setembro, uma comitiva da CDU, integrada, entre outros, por Mariana Silva, d´Os Verdes, visitou  o local onde o ribeiro de Talvai conflui com o rio Pelhe, no Parque da Devesa, e os açudes junto ao Moinho de S. Marçal em Esmeriz, onde pôde comprovar as queixas recebidas e a extensão e efeitos das recentes descargas poluentes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

Parceiros

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos