Connect with us

Famalicão

“Mais Ação. Mais Famalicão”: Mário Passos quer um concelho líder em investimento e inovação

Published

on

Fortalecer a competitividade e a atratividade económica do concelho, através das áreas do empreendedorismo, da indústria e inovação é “o grande objetivo” de Mário Passos, candidato da coligação ‘Mais Ação. Mais Famalicão’, para o próximo ciclo autárquico, revela a coligação PSD/CDS-PP através de um comunicado.

Lembrando que, nos últimos quatro anos, a estratégia de desenvolvimento económico do concelho atraiu 641 milhões de euros em investimentos e gerou mais de 1600 novos empregos, Mário Passos pretende consolidar Famalicão como um dos territórios mais atrativos de Portugal para o investimento empresarial.

“À semelhança do que deve acontecer com outras áreas, também na economia precisamos de uma autarquia ativa e estimuladora, que crie condições favoráveis para o crescimento das empresas, porque só assim seremos capazes de impulsionar o crescimento económico de Famalicão e de melhorar a qualidade de vida dos famalicenses”, destaca o candidato. Este sublinha ainda que “a atitude cooperante da autarquia tem sido determinante no desenrolar de vários projetos”, como a instalação do Terminal Rodoferroviário de Mercadorias da Medway, em Lousado, que, apesar de desafios, está pronto para avançar, um projeto que “queremos continuar a acompanhar de perto nos próximos anos”.

Entre as propostas da coligação, destaca-se a transformação “física e estrutural” do Famalicão IN HUB, em Vale São Cosme, num Parque de Ciência e Tecnologia integrado em redes nacionais e internacionais, com serviços de apoio à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.

Outro projeto relevante é a criação de um espaço de coworking na Casa Senador Sousa Fernandes, voltado para profissionais independentes, freelancers e empresas, além da Fábrica de Negócios, uma estrutura para apoiar novos projetos nas áreas de inteligência artificial, programação e sustentabilidade.

Mário Passos também planeia dinamizar o comércio do centro urbano, através de iniciativas de valorização e animação, apoiando o plano de atividades da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, com foco na consolidação do Marketplace “Comércio da Vila”.

No âmbito da internacionalização, a coligação propõe um programa de Diplomacia Económica e Atração de Investimento, reforçando a ligação de Famalicão a redes globais “e na agricultura, com a promoção anual de uma bolsa para jovens estudantes da área, entre outras medidas”, aponta ainda o líder da coligação.

“Assegurar o reconhecimento de boas-práticas de empreendedorismo e a valorização dos projetos diferenciadores; integrar no Famalicão IN HUB valências de incubação e serviços partilhados; criar um programa de aceleração de ideias em contexto industrial e apoiar o intraempreendedorismo com foco na inovação industrial; intensificar a implementação do programa Created IN através das Missões Inovação, Open Days e Bolsas de Investigação, e a criação do selo CREATE IN para as empresas que integrem a rede de inovação municipal são outros dos compromissos assumidos pela candidatura liderada por Mário Passos”, concluem os responsáveis da coligação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos