Siga-nos nas redes

Famalicão

“Não há cá misturas”. Município de Famalicão lança campanha de sensibilização para o uso do oleão

Publicado

em

A Câmara Municipal de Famalicão quer promover a separação e deposição de óleos alimentares usados nos oleões e para isso lançou para o terreno uma campanha de sensibilização sob o mote “não há cá misturas”.

A campanha vai desenvolver-se nas várias plataformas do município, na comunicação social local e regional e em espaços outdoors de Famalicão.

Recorde-se que a autarquia famalicense está neste momento a concluir o processo de colocação de 60 oleões em todo o concelho, depois de ter implementado um sistema de recolha seletiva de óleos domésticos em parceria com a EGI – Gestão de Resíduos.

A implementação deste sistema vem permitir que todos os óleos alimentares recolhidos sejam reciclados respeitando a legislação ambiental aplicável e transformados em novos produtos.

Refira-se que os oleões servem, exclusivamente, para depositar óleos alimentares usados, estando proibida o depósito de óleos de motores, por vazamento direto ou óleo alimentar usado em embalagens de vidro. Os utilizadores domésticos deverão depositar os óleos alimentares usados (depois de arrefecidos) numa garrafa ou garrafão de plástico. Quando a embalagem estiver cheia e bem fechada, deverão depositá-la num oleão mais próximo.

Ao garantir o destino adequado para os óleos alimentares usados, os famalicenses estarão a contribuir para a redução da carga poluente nas ETAR’s e da emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera e a permitir a valorização deste recurso, nomeadamente, para produção de novos produtos como biodiesel, sabão, velas, entre outras aplicações.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES