Famalicão
Projeto de requalificação do adro de Jesufrei apresentado à comunidade

A comunidade de Jesufrei, em, conheceu no passado fim de semana aquele que será o futuro adro da igreja da freguesia.
A apresentação pública da proposta de requalificação daquele espaço decorreu domingo, 2 de outubro, inserida nas comemorações da Festa de S. Miguel, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
Em comunicado, a autarquia explica que a intervenção surge da necessidade de dotar este espaço de melhores qualidades urbanas e de melhores soluções de espaço público.
De acordo com a memória descritiva do projeto, elaborado pela autarquia, o estado atual do adro de Jesufrei mostra boas valências de espaço público, “mas começa a apresentar alguns problemas e patologias construtivas e soluções que começam a tornar-se desadequadas”. É o caso do mau estado dos pavimentos e a sua desadequação para as diretrizes atuais de mobilidade, a falta de mobiliário urbano e a ausência de vegetação.
O conjunto de intervenções proposto pretende melhorar o alçado geral do conjunto paroquial, tornando-o mais luminoso e aprazível, e resolver algumas questões de acessibilidade e segurança. Propõe-se a substituição dos pavimentos do adro, de forma a melhorar a acessibilidade, a incorporação de floreiras, a substituição das tradicionais luminárias por equipamentos mais eficientes com tecnologia LED, a substituição das caixilharias do salão paroquial, entre outros trabalhos.
A grande alteração passa pela demolição das floreiras muradas existentes a Norte para dar lugar a um espaço de carácter mais urbano com vista para a paisagem, sem obstáculos visuais, com algum mobiliário urbano, criando uma espécie de miradouro neste local.
“Mais do que dar a conhecer o projeto, queremos essencialmente recolher contributos e ouvir aquilo que a comunidade tem para dizer sobre o que está projetado para este espaço que é, sobretudo, seu”, refere Mário Passos, citado no comunicado, que se mostrou satisfeito pela “boa aceitação da proposta apresentada”.

- Economiahá 1 semana
Casamentos 2025: Conhece as tendências?
- Famalicãohá 2 dias
INAC teme pelo seu futuro em Famalicão
- Famalicãohá 1 semana
Famalicão assinala “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”
- Famalicãohá 2 dias
Viana do Castelo junta-se a Famalicão, Braga, Guimarães e Barcelos e adere ao Quadrilátero Urbano