Famalicão
Câmara e Águas do Norte vão avançar com a rede de água em S. Cosme, Telhado e Portela
A construção de rede de abastecimento de água às freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela já tem luz verde para avançar. Esta quinta-feira foi aprovado, em reunião de Câmara, a celebração de um contrato, que envolve a autarquia e a Águas do Norte, para encetar o processo de lançamento e adjudicação da obra.
Este acordo vai permitir avançar, em simultâneo, com a construção de depósitos e da rede em alta por parte da Águas do Norte e com a construção da rede em baixa que estará a cargo da Câmara Municipal.
“Não vamos esperar que se fala a rede em alta para depois fazermos em baixa. Vamos acelerar o processo, com uma empreitada só, porque aquelas populações já esperaram demasiado tempo por esta infraestrutura”, salientou o edil famalicense, Mário Passos, aos jornalistas no final da reunião do executivo.
Mário Passos lembrou que se trata “de um anseio que tem cerca de 40 anos” e que ele próprio realizou “várias reuniões com a Aguas do Norte para os convencer da necessidade de fazerem este investimento em Famalicão”.
Agora, parecem estar reunidas as condições para que a obra se concretize, num investimento de cerca de 6,5 milhões de euros, sendo que cerca de um milhão será realizado pela autarquia com a construção da rede em baixa. “Estamos a falar de um enorme investimento, talvez o maior da história destas três comunidades”, diz o presidente da Câmara.
Mário Passos salienta ainda que esta é atualmente, a única zona do concelho sem estra infraestrutura básica, pelo que com a realização e conclusão desta obra o concelho ficará com uma taxa de cobertura de 100% no que diz respeita á rede pública de abastecimento de água.
Questionado sobre quando é que a obra estará no terreno, o autarca não avançou datas, referindo que em breve será assinado o contrato agora aprovado, para que, depois, a Águas do Norte abra o respetivo concurso público.
- Culturahá 7 dias
Festival BINNAR traz várias formas de artes a Famalicão
- Desportohá 2 dias
Badminton: irmãs Gonçalves revalidam o título de Campeãs Nacionais
- Famalicãohá 1 semana
PS reaviva ideia de Movimento Cívico pela construção de um novo hospital em Famalicão
- Famalicãohá 6 dias
Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas em Famalicão