Siga o OP nas redes

Famalicão

Alunos da Forave com taxa de empregabilidade de 90,5%

Publicado

em

Mais de 90% dos alunos da escola profissional Forave, de Lousado, que concluíram os seus estudos no último ano letivo, conseguiram emprego. Além disso, dos 63 diplomados, 31 vão prosseguir a sua formação no Ensino Superior.

Os dados foram avançados, na última segunda-feira pela Forave que, em comunicado, refere que um dos fatores de distinção da escola é, precisamente, “a elevada empregabilidade, que após dois meses do término da formação já atingiu os 90,5%, fruto da estreita relação que a escola mantém com as empresas e do reconhecimento das competências dos jovens técnicos que forma”.

Anualmente, a Forave forma cerca de 70 técnicos e, apesar de superar as metas contratualizadas, a oferta “fica muito aquém da elevada procura por parte das empresas”, refere ainda o estabelecimento de ensino.

Este ano, a escola profissional de Lousado registou um desvio positivo no prosseguimento de estudos que sofreu um aumento de 22% para 50,8%. Este indicador representa a entrada no Ensino Pós-Secundário de alunos de todas as áreas de formação da escola: Gestão, Automação, Manutenção Industrial e Polímeros. 

A escola salienta ainda que disponibilizou apoio na disciplina de Economia a quatro alunos do 12º ano, que tiveram aprovação no exame nacional e entrada no Ensino Superior.

Por outro lado, ao longo do último ano de formação, todos os alunos têm acesso adinâmicas de preparação para a vida ativa que incluem a construção do CV, a carta de apresentação, entrevista de emprego, divulgação de ofertas de emprego e encaminhamento de diplomados para ofertas, através da Plataforma Portefólios. A Forave inclui ainda neste programa, palestras com empregadores, apresentação de empresas e de oportunidades de carreira, testemunhos de ex-alunos.

Já os estágios são o primeiro contacto dos alunos com as empresas, onde têm a oportunidade de desenvolver e aplicar os conhecimentos e competências adquiridos durante a formação escolar. “A preparação dos nossos alunos é reconhecida pelas empresas e na maioria dos casos dá origem ao passaporte para o primeiro emprego”, refere a escola.

A dimensão europeia da Forave, permite ainda trabalhar a empregabilidade e as oportunidades de carreira no estrangeiro, ao abrigo dos projetos Erasmus+. A escola tem uma candidatura aprovada que garante estas dinâmicas até 2027, estando previstos para este ano 35 estágios a realizar em Espanha e Itália.

Para coroar o mérito e reconhecer a dedicação e o esforço dos alunos, será realizada, no próximo dia 23 de novembro, a Cerimónia de Entrega de Diplomas e Prémios de Mérito.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES