Famalicão
Centro Social de Bairro inaugura exposição “Laços de Barro” em Riba d’Ave
O Centro Social de Bairro inaugura esta sexta-feira, 17 de outubro, a exposição de cerâmica “Laços em Barro”, no Polo da Biblioteca Municipal de Riba d’Ave.
A mostra resulta de um projeto desenvolvido pelo Centro de Dia, em colaboração com algumas crianças do ATL, que foi proposto pela artista plástica Angelina Silva e cujo objetivo principal foi “promover interações positivas entre idosos e crianças, fortalecendo laços de afetividade entre ambas as gerações”, informou a instituição.
Em nota à imprensa, o Centro Social de Bairro destaca ainda que outro aspeto importante deste projeto foi “valorizar o idoso enquanto pessoa, reconhecendo o seu contributo para a comunidade e, ao mesmo tempo, apoiar o desenvolvimento da autoestima de cada um”.
Neste contexto, Angelina Silva propôs uma atividade de cerâmica, em que cada criança, em diálogo com um idoso, fez perguntas sobre a sua infância, brincadeiras favoritas, sonhos e momentos significativos da vida. Através destas conversas, cada criança, com o apoio do idoso, transformou essas histórias em pequenas esculturas de barro, fornecido pela Fundação Castro Alves.
“O objetivo não foi a perfeição técnica, mas sim criar uma ligação afetiva, valorizando a partilha de memórias e experiências”, explica a instituição, adiantando que o resultado “é uma coleção de peças únicas, que simbolizam não apenas os idosos e as suas histórias, mas sobretudo o vínculo especial que se criou durante este encontro”..
Essas peças vão poder ser apreciadas por todos, numa exposição na Biblioteca Municipal de Riba d’Ave que estará patente até ao dia 31 de dezembro.
-
Famalicão1 semana agoFamalicão com 22 hectares de área ardida até setembro
-
Famalicão5 dias agoCirco: INAC traz “Afetos” ao Natal de Famalicão
-
Famalicão4 dias agoAmbiente e Envelhecimento Ativo marcam novo executivo da Câmara de Famalicão
-
Sociedade1 dia agoMural do jardim dos Paços do Concelho está a ser restaurado


