Siga-nos nas redes

Famalicão

CHMA promoveu primeiro Encontro de Patologia Digestiva

Publicado

em

No âmbito do Dia Mundial do Cancro Digestivo, os Serviços de Oncologia, de Cirurgia e a Unidade de Gastroenterologia do Centro Hospitalar Médio Ave (CHMA) organizaram, na casa das Artes de Famalicão, o I Encontro de Patologia Digestiva no CHMA”, aonde o foco foi a abordagem ao Cancro Colo-Rectal e os desafios e perspetivas futuras no Médio Ave.

A sessão de abertura contou com a presença de António Barbosa, presidente do Conselho de Administração do CHMA; Sofia Fernandes, vereadora da Saúde da Câmara de Famalicão; Ivo Machado, diretor executivo do ACES Famalicão; Nuno Carvalho, diretor executivo do ACES Santo Tirso e Trofa; e também de diretores de serviço do CHMA.

Ao longo do dia, foram abordados temas como o rastreio e a importância do diagnóstico precoce e o tratamento da doença em fase inicial e na doença avançada. A destacar a abordagem multidisciplinar no tratamento destes doentes, realçando-se a intercolaboração da Nutrição e da Psicologia, bem como a necessidade de apoio por uma equipa prestadora de cuidados de suporte paliativos, na gestão da doença em fase mais avançada.

O programa contou também com a presença de Fernando Tavares, diretor do departamento de estudos e planeamento da Administração Regional de Saúde do Norte, que abordou o “Plano Nacional de Rastreio do Cancro Colo-Retal: desafios em tempo de pandemia e estratégias regionais”. Falou ainda Vítor Veloso, presidente nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que apresentou uma conferência sobre o contributo da liga no apoio aos doentes com cancro colo-rectal.

No encontro foi também sublinhada a importância do protocolo de intercolaboração entre o CHMA e o IPO do Porto, concretamente a importância da proximidade com esta instituição para a prestação de alguns cuidados específicos, que não se realizam no CHMA.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES