Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão lidera rede europeia que trabalhará a igualdade de género na contratação pública

Publicado

em

O município de Famalicão vai liderar, nos próximos dois anos, uma rede europeia de planeamento de ação do URBACT – um programa de cooperação europeu para o desenvolvimento urbano e sustentável das cidades – que trabalhará a promoção das questões de género e da igualdade no setor da contratação pública, anunciou a autarquia.

Através da rede “GenProcure”, Famalicão e as restantes cidades, associações e comunidades intermunicipais europeias que integram este projeto terão a oportunidade de abordar o tema e trabalhar na forma como os processos de contratação pública podem reduzir as desigualdades de género, através da inclusão de critérios sociais nos contratos celebrados, e sensibilizar o público-alvo para a mudança de atitudes e comportamentos.

Neste projeto do URBACT, Famalicão contará com Zagreb (Croácia), Koszalin (Polónia), Messina (Itália), Újfehértó (Hungria), Alcoy (Espanha), Umea (Suécia) Satu Mare (Roménia) e Zenica-Doboj Canton (Bósnia Herzegovina) como parceiros.

Famalicão integra ainda a rede URBACT “IN4Green – Cidades Industriais Mais Verdes” centrada no cumprimento da política de coesão PO2 – Uma Europa Mais Verde, sendo o seu principal objetivo promover a transição para uma economia verde e sustentável, fortalecendo a indústria e tornando o território mais competitivo e inclusivo para os cidadãos.

O município está também representado nas redes em que o Quadrilátero Urbano está integrado: “S.M.ALL”, com enfoque na partilha de soluções urbanas para uma mobilidade sustentável e acessível para todos; e o projeto “Cities at Heart” que procurará inverter a perda de atratividade das cidades. 

Para o autarca Mário Passos, a participação do município nestas redes URBACT é mais um exemplo da abertura de Famalicão para a Europa e para o mundo”e da forma como o município” está empenhado” em progredir para novos patamares, reforçando e aumentando a sua capacidade e visão estratégica. “Esta troca de experiências é fundamental para que possamos crescer”, defende.

Refira-se ainda que Portugal volta a ser um dos países mais representados nas redes de planeamento de ação do URBACT. Num total de 30 redes e 252 parceiros individuais selecionados, foram aprovados 22 parceiros portugueses para o URBACT IV.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos