Famalicão
Escola Cior recebe delegação da Malásia e da França

A Escola Profissional Cior foi visitada, na manhã desta quarta feira, por uma delegação da Malásia e ainda por uma delegação de França, Ville de Givors, no âmbito do Programa IURC – International Urban and Regional Cooperation, Ásia & Australásia, do qual o município de Vila Nova de Famalicão é parceiro.
No decorrer da visita foram apresentados vários projetos concebidos e desenvolvidos por alunos no âmbito da economia circular em prática na Escola, no que se refere a simbioses industriais, reutilização de resíduos e subprodutos, processos verdes e educação ambiental.
Para além do hospital de monstros e triturador de plásticos, a Cior tem em curso um projeto de recolha de medicamentos e produtos de saúde com datas expiradas ou não usados para tratamento adequado por parte de entidades creditadas e um sistema integrado de domótica.
Aproveitando o facto de Famalicão e Givors, localizada na zona metropolitana de Lyon, serem municípios geminados há 30 anos e no âmbito Acordo de Renovação da Carta de Amizade celebrado no passado mês de setembro, “a Cior manifestou todo o interesse em estabelecer um protocolo de cooperação com esta cidade francesa privilegiando a mobilidade de alunos, a troca de projetos e o intercâmbio entre escolas e empresas”, conforme adiantou o diretor pedagógico da escola, José Paiva.

Este responsável da escola sublinhou ainda a capacidade de inovação e de empreendedorismo dos alunos da Cior, através da presença assídua no programa/concurso “O meu Projeto é Empreendedor” promovido pela Câmara Municipal.

- Famalicãohá 1 semana
Fradelos quer requalificar adro da igreja e ampliar a Casa da Cultura
- Famalicãohá 19 horas
Legislativas: famalicense Sofia Fernandes é terceira na lista da AD por Braga
- Famalicãohá 7 dias
Novas unidades de saúde de Nine e Ruivães a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 7 dias
Incubadora para o associativismo defendida no “Pensar 25” promovido pelo PS