Siga-nos nas redes

Famalicão

Câmara de Famalicão vai monitorizar níveis de ruído no concelho

Publicado

em

A Câmara de Famalicão vai atualizar o mapa do ruído ambiente no concelho e implementar medidas para redução do mesmo, nos casos em que se verifiquem valores acima do normal.  Para isso, o Município vai celebrar um protocolo de cooperação técnica e financeira com o Fundo Ambiental, entidade do Ministério do Ambiente, com vista à concretização desse desígnio.

A medida foi aprovada, por unanimidade, na reunião de Câmara da semana passada e, segundo o presidente da autarquia, Mário Passos significará “um contributo importante para a incrementação da qualidade de vida dos famalicenses”.

O edil lembra que o atual mapa de ruído do concelho data de 2005 e que o que se pretende, numa primeira fase é atualiza-lo. “Já passaram 17 anos e, portanto, há mais construção, há mais comércio, mais serviços e mais empresas”, justifica.

Por outro lado, depois de realizado esse mapeamento, e por via deste protocolo, o Município pode desenvolver ações para mitigar efeitos do ruído. “Vamos saber onde é que há mais ruído, se ultrapassa os valores estabelecidos e, ultrapassando, temos que ter medidas de ação concretas e sistemas de monitorização para saber se essas medidas estão a ter resultado”, acrescenta.

Segundo Mário Passos, o protocolo com o Fundo Ambiental prevê apoio técnico e financiamento para a realização do novo mapa do ruído, depois as medidas de mitigação já serão a expensas da autarquia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES